Até mesmo irmãos gêmeos possuem personalidades diferentes. Não seria diferente quando comparamos a primeira gravidez com a segunda. Pensando nisso, a revista norte-americana “Parents” separou algumas dicas para a sua segunda rodada como mãe.
Não existe o momento perfeito
Assim como ele não existiu para o primeiro filho, não existirá um tempo perfeito para o segundo. Quando o segundo filho for introduzido à família, pode esperar por muita loucura, bagunça e, mais do que tudo, pelo inesperado.
Como tudo na maternidade, você não tem total controle
Enquanto você pode ter levado anos para planejar o primeiro filho (ou tempo nenhum), não é, necessariamente, dessa forma que o segundo virá.
Sua segunda gravidez não será como a primeira
Quando só se tem um filho, é natural que você tenha tempo para cuidar mais de si mesma porque, até aquele momento, não há outros filhos tomando parte do seu tempo. Já, com o segundo, você terá outra criança maior para correr atrás, então não se surpreenda se aquele smoothie que você gostava de tomar se tornar menos frequente no período da gravidez.
Nada fará com que o seu filho mais velho esteja preparado
Assim como várias aulas não são suficientes para preparar você para ter um bebê, o mesmo ocorre com o seu filho mais velho. Ele vai passar por isso e, certamente, amará seu irmão mais novo, mas é normal que o começo seja, no mínimo, complicado.
Você não será tratada da mesma forma como da primeira vez
Quando você estava grávida do seu primeiro filho, o mundo te estendia um tapete vermelho em qualquer lugar que você ia. “Ótimo, serei tratada da mesma forma com o segundo!” Nada disso! Sabe aquelas frases que te reconfortam ao fazer algo repetido, como “já estive lá” ou “já fiz isso”? É o que os outros pensarão em relação à sua gravidez.
Você se sentirá diferente
Você pode ter se sentido muito enjoada pelas manhãs no período da sua primeira gravidez, mas não deixe que essa lembrança ruim seja maior do que a sua vontade de ter um segundo filho. Assim como dois irmãos não são iguais, a primeira será diferente da segunda.
Você vai espalhar a novidade rapidamente
Enquanto a sua primeira gravidez foi, por um longo tempo, um segredo a sete chaves, as chances de que o segredo da segunda não seja guardado nem por um cadeado são maiores.
Espere pelos momentos de loucura
Mesmo que houvesse, no mínimo, um pedaço do seu corpo que não quisesse um segundo filho, espere por momentos nos quais você pensará: “meu Deus, que péssima ideia!”. Pode botar a culpa nos seus hormônios e no seu filho mais velho. Mas saiba que tudo (como sempre) terminará bem.
Você, provavelmente, chorará com facilidade quando o assunto for o seu primeiro filho
Não importa quantos anos se passaram desde que o seu primeiro filho nasceu, você se sentirá um pouco triste com o fato de não haver mais um tempo exclusivo para vocês dois.
Você se esquecerá da gravidez algumas vezes
Sim, é pura verdade! Pode agradecer ao seu filho mais velho ou ao cansaço por isso.
O trabalho de parto será mais rápido
Boas notícias: o trabalho de parto é mais leve com o segundo bebê. Então, é recomendado que você não vá muito longe de casa nos momentos finais da gravidez.
Você estará muito mais tranquila
Na primeira gravidez, você pensou em todos os mínimos detalhes possíveis. Agora, você não gastará tanto tempo com isso. Já um pouco mais experiente, você vai levar a segunda gravidez com maior tranquilidade.
Você estará preparada pela metade
Antes de entrar em trabalho de parto com o primeiro filho, sua bolsa para o hospital estava toda arrumada e impecável. Na segunda vez, se você levou escova de dentes e um telefone já foi muito.
Você ficará imaginando como será capaz de amar o seu segundo filho como amou o primeiro. Mas é só ele nascer para que esse amor se torne realidade.