Segundo a OMS, a amamentação é a melhor maneira de garantir a saúde e os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Após esse período, o ideal é que a mamãe continue com o hábito de amamentar, mas com a adição de outros alimentos complementares até a criança atingir dois anos de idade ou mais.
De acordo com nutricionistas, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, pois possui propriedades fundamentais para o desenvolvimento da criança, como Vitamina C, Vitamina B6 e Ferro, trazendo benefícios para a saúde do bebê a longo prazo.
Sabendo da importância da amamentação e os benefícios para criança, devemos direcionar nossa atenção para um outro ponto em comum a essa situação: a doação de leite materno.
Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães, tem a chance de receber os benefícios do leite doado através dos Bancos de Leite Materno.
O Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite Materno do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde, são 222 bancos e 220 postos de coleta em todo o país! Isso reforça a importância deste ato de solidariedade e amor, a doação de leite materno, salva vidas!
Quem Pode Doar?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Basta apenas estar com a saúde em dia e não tomar nenhum medicamento que possa interferir na amamentação. Para fazer a doação, ligue para o número 136 e procure um Banco de Leite mais próximo de sua residência. Não se esqueça de verificar as instruções necessárias exigidas pelo banco para esse ato de puro amor!
4 comentários em “Qual a importância do leite materno?”