Alimentos proibidos antes do 1º aninho do bebê

alimentos-proibidos-antes-do-1o-aninho-do-bebe

Confira os alimentos proibidos antes do 1º ano do seu bebê:

01: Mel 

Assim como seus derivados, este alimento pode estar contaminado com esporos da bactéria Clostridium botolinum, responsável pela transmissão do botulismo. Embora seja uma doença rara, o sistema imunológico da criança não está preparado para combater essa bactéria. Além disso, pelo fato da imunidade não estar completamente formada, há o  risco de desencadear uma alergia ao pólen. Após os dois anos é mais fácil descobrir se a criança tem essa alergia. Antes disso, a asfixia e fechamento de glote provocados pelo mel podem ser mais graves.

02: Amendoim

Também pode ser desencadeante de alergia, pois oleaginosas em geral, como amendoim e castanhas, são alimentos bastante alergênicos. O amendoim também pode conter a substância aflatoxina, um elemento tóxico originário de um fungo que cresce nas condições que as oleaginosas são cultivadas, o que também gera um risco grande de intoxicação.

03: Doces

É difícil encontrar uma criança que rejeite estes alimentos, mas balas, pirulitos e bolos devem ficar de fora da alimentação dos menores. “Toda criança até os dois anos tem o paladar com o sabor doce. Quando a gente coloca alimentos muito mais doces do que o leite, por exemplo, estamos fazendo com que a criança eleve o nível de doce no paladar”, afirma a nutricionista Renata Buzzini, diretora da Cardápio Terapia e mãe de Carlos Eduardo. Ela também explica que, assim, a criança é induzida a querer alimentos cada vez mais doces

04: Chocolates

É gostoso, mas muito rico em açúcar, gordura e cafeína. Além de viciar o paladar da criança, pode desencadear irritabilidade e ausência de sono. Você não precisa que seu filho seja ainda mais agitado, não é mesmo?

05: Achocolatado

Este alimento contém muito açúcar e é mais um dos não indicados. É importante não incrementar o leite das crianças com achocolatado, principalmente porque são muito artificiais. Algumas mães, além de colocar o achocolatado, acrescentam açúcar. Overdose de doce!

06: Refrigerante

Ou seja, toda e qualquer bebida que tenha aromatização e inclusão de gás. Refrigerantes possuem alto teor de cafeína, açúcar e aditivos químicos que a longo prazo podem causar uma lesão de mucosa estomacal e irritabilidade intestinal. A curto prazo, reduzem a absorção do ferro após as refeições, principalmente os refrigerantes mais escuros.

07: Adoçantes

É ideal que os alimentos sejam comidos ao natural, sem adição de açúcar ou de adoçantes, até mesmo para não mascarar o sabor e desacostumar o paladar. Quando é necessário adoçar, é melhor optar por frutas secas ou geleia sem açúcar, por exemplo. Iogurtes são alguns dos alimentos que poder conter adoçantes. Ciclamato de sódio e sacarina são os mais perigosos e podem causar sobrecarga renal. Se tiver que optar por algum (no caso de crianças diabéticas) é melhor a sucralose líquida e não em sachê.

08: Gelatina

Contém conservantes e corantes, desencadeantes de grande parte de alergias atópicas (de pele) nas crianças. Apesar de muita gente achar que é uma sobremesa saudável, melhor trocar a gelatina de morango pelo morango mesmo.

09: Embutidos

Ricos em gordura e conservantes, não têm bom valor nutricional. Por isso, salsicha, mortadela e presunto devem ficar de fora.

10: Enlatados

Assim como os embutidos, os enlatados contem excesso de sal, comprometem a digestão e baixo valor nutritivo. Além de todos os conservantes necessários para manter a data de validade bem longa.

11: Salgadinho

Os fritos e ricos em sódio são os mais nocivos à saúde. O consumo não é indicado, mas se mais tarde os pais optarem por permitir este alimento, os assados e com redução de sódio são preferíveis. Fique de olho no rótulo!

12: Bolacha recheada

O recheio das bolachas é rico em gordura trans, além de alterar o paladar por serem muito doces. Uma unidade equivale a 100% da quantidade de colesterol que uma criança pode consumir em um dia (sim, apenas uma unidade).

13: Sucos industrializados

Suco em pó, nem pensar. Fique atento ao rótulo dos sucos em embalagem tetra pak (aquela de caixinha). Se estiver escrito néctar, não é indicado. “Os que eu indico para consumo são os 100% suco ou 100% integrais”, explica Renata.

Para prestar atenção:

Frutas fora de época geralmente contém agrotóxicos e conservantes. Então é bom sempre verificar a época de cultivo antes de comprá-las e oferecê-las às crianças. Mas só o fato de você preferir dar fruta e evitar todos os alimentos acima já é uma vitória!

Fontes: Renata Buzzini, nutricionista clínica, diretora da Cardápio Terapia e mãe de Carlos Eduardo.

https://www.paisefilhos.com.br/bebe/13-alimentos-proibidos-para-criancas-de-ate-dois-anos/

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário