Bebê colocando a língua para fora toda hora: o que pode ser?

Quando nos deparamos com o bebê colocando a língua para fora toda hora — seja demonstrando alegria ou quando está chorando e precisa ser acalmado —, é natural que nos questionemos sobre esse comportamento. Embora possa parecer algo simples ou adorável à primeira vista, essa ação frequente pode ser um sinal de algo a mais.

Nesse artigo do blog ABC Design, exploraremos as possíveis causas por trás desse comportamento. Falaremos sobre diversos fatores, desde aspectos normais do desenvolvimento infantil até as condições específicas que podem exigir atenção médica. Boa leitura!

Por que os bebês colocam a língua para fora?

Os bebês têm o costume de colocar a língua para fora por diferentes motivos, especialmente nos primeiros meses de vida.

Uma dessas razões está relacionada à exploração sensorial, afinal, a boca é um dos principais meios pelos quais os bebês conhecem o mundo que os cerca. Eles levam objetos à boca para sentir sua textura, sabor e consistência.

Criança de boca aberta

Outro motivo do bebê com esse comportamento é o reflexo de busca presente nos recém-nascidos. Quando algo toca as laterais da boca, os bebês viram a cabeça na direção do estímulo e estendem a língua para fora, buscando alimento. Esse reflexo auxilia os bebês na tarefa de encontrar o mamilo da mãe durante a alimentação.

Há de se considerar ainda que, nessa fase, os bebês estão aprendendo a controlar os músculos da boca e da língua. Dessa forma, movimentos involuntários são comuns à medida que eles aprimoram suas habilidades motoras orais.

Além disso, os bebês são observadores e tendem a imitar expressões faciais e gestos das pessoas ao seu redor. Se eles veem alguém colocando a língua para fora de maneira engraçada, provavelmente, você o observará tentando repetir a expressão em algum momento.

Como saber se o bebê tem problema na língua?

A anquiloglossia, também conhecida como “língua presa”, é um problema que afeta muitos bebês. Quando o freio lingual — uma membrana que prende a parte de baixo da língua ao assoalho da boca — é muito curto ou rígido. Esse problema pode restringir os movimentos do órgão e isso pode afetar a amamentação, a alimentação e a fala do bebê.

A identificação da língua presa requer a observação cuidadosa e a avaliação por profissionais qualificados. Esses especialistas possuem o conhecimento necessário para identificar os sinais e sintomas que podem indicar a presença desse problema na língua do bebê.

Existem algumas maneiras de você identificar essa condição no seu bebê. Alguns dos sinais que podem ser observados:

1. Dificuldade de amamentação

Bebês que apresentam língua presa frequentemente enfrentam desafios ao realizar uma pega eficiente durante a amamentação, seja no seio materno ou na mamadeira.

Essa condição pode dificultar a manter o mamilo corretamente posicionado na boca, bem como em realizar os movimentos adequados para uma sucção eficaz.

Essas dificuldades podem resultar em uma alimentação menos eficaz para o bebê, impactando tanto a quantidade do importante leite materno ingerido quanto a nutrição adequada que ele necessita para seu crescimento e desenvolvimento saudável.

2. Alimentação inadequada

A língua presa pode ser um problema que afeta a eficiência da alimentação do bebê, dificultando a introdução alimentar — que já é um desafio por si só.

Essa condição pode levar o bebê a demorar mais tempo para se alimentar, experimentar episódios frequentes de engasgo e, consequentemente, ter dificuldades em ganhar peso de forma adequada.

Esses sintomas podem impactar significativamente o bem-estar e o desenvolvimento saudável do bebê, exigindo uma atenção especializada para um diagnóstico e tratamento adequado para cada situação.

Bebe de boca aberta

3. Dificuldades na fala

À medida que o bebê cresce e inicia seu desenvolvimento das habilidades de fala, a língua presa pode influenciar diretamente na correta pronúncia das palavras.

Essa condição pode ocasionar dificuldades na articulação de certos sons ou limitar o movimento adequado da língua durante a formação das palavras.

Como resultado, a criança pode encontrar obstáculos na comunicação verbal, apresentando dificuldades em reproduzir corretamente os sons da linguagem, na clareza e compreensão da fala.

Como é feito o teste da língua no bebê?

O teste da língua em bebês é uma avaliação conduzida por profissionais de saúde especializados, como pediatras, dentistas ou fonoaudiólogos, que realizam o chamado “teste da linguinha”.

Essa avaliação abrange uma análise visual e tátil da língua do bebê e dos seus movimentos. A seguir, apresentamos um guia geral sobre como esse processo é realizado.

Observação visual

Durante a avaliação, o profissional irá examinar minuciosamente a aparência geral da língua do bebê, buscando por possíveis indícios de língua presa.

Serão observados sinais como presença de um freio lingual rígido ou curto, o bebê colocando a língua para fora toda hora ou algo que possa estar restringindo os movimentos da língua.

Além disso, serão verificadas possíveis assimetrias ou anormalidades na forma da língua que também podem ser indicativos de um problema.

Por meio dessa análise visual detalhada, o médico poderá identificar possíveis questões relacionadas à língua do bebê e determinar a necessidade ou não de um acompanhamento especializado.

Avaliação dos movimentos da língua

O médico irá avaliar os movimentos da língua, como o bebê colocando a língua para fora toda hora.

Durante a consulta, o médico poderá pedir que o bebê abra a boca, estenda a língua para fora e tente tocar o céu da boca. O profissional observará também a amplitude dos movimentos e se há restrição ou limitação.

Exame tátil

Em alguns casos, pode ser feito um exame tátil para avaliar a rigidez e a elasticidade do freio da língua. Isso pode incluir a suave palpação do freio lingual com os dedos ou uso de um instrumento especializado.

É importante destacar que o teste da língua em bebês é, geralmente, indolor e não invasivo. O profissional utilizará técnicas apropriadas para garantir o conforto e a segurança de seu bebê durante todo o processo. Em alguns casos, exames de imagem podem ser necessários para uma avaliação mais precisa da língua e suas estruturas.

Criança na cama de boca aberta

Caso seu filho apresente um comportamento diferente, como o bebê colocando a língua para fora toda hora, é recomendado buscar uma consulta com um profissional da saúde especializado. Um pediatra, dentista ou fonoaudiólogo poderá realizar uma avaliação adequada para identificar possíveis questões relacionadas à língua do bebê.

Então não hesite em agendar uma consulta para obter um diagnóstico e o devido acompanhamento, garantindo o melhor cuidado e desenvolvimento para o seu bebê e evitando maiores problemas no futuro.

Siga contando com o blog da ABC Design para conferir as principais informações e garantir um desenvolvimento saudável do bebê mês a mês.

Até o próximo post!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário