Como aliviar a cólica do bebê? Saiba com a ABC Design

Você já precisou lidar com a cólica do bebê? Se você está passando ou já passou pelo período pós-nascimento do bebê, a resposta é provavelmente sim. Sabemos que esse não é um período fácil e que exige uma atenção e cuidado redobrados dos pais e responsáveis.

Sabendo disso, a ABC Design Brasil desenvolveu um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre cólica em bebês, desde causas, como identificar, como evitar e dicas para aliviar os sintomas. Quer aprender mais sobre esse assunto? Então continue conosco e acompanhe as dicas!

Quais são as principais causas das cólicas em bebês?

Antes de entender como aliviar cólica de bebê, é importante identificar as principais causas desse incômodo, para poder evitá-las. As causas das cólicas são diversas — e muitos fatores podem contribuir para elas aparecerem.

Alguns exemplos de razões para a cólica do bebê são:

  • Imaturidade do sistema digestivo;
  • Gases;
  • Ingestão de ar durante a amamentação;
  • Dieta alimentar da mãe.

Essas costumam ser as principais causas das cólicas, que aparecem a partir da segunda semana de vida e costumam durar por pelo menos três semanas.

Alguns bebês com APLV ou outros problemas alimentares podem ter cólica por mais tempo. Para identificar se esse é o caso do seu filho, sempre procure a orientação de um profissional para que ele seja medicado corretamente.

Quais são os sinais de cólica em bebês? Como identificar?

As cólicas acontecem nas primeiras semanas e meses de vida, e possuem como principal característica um choro intenso, que não consegue ser acalmado por conta da dor abdominal aguda.

Além disso, o bebê encolhe as pernas, se aperta e fica com as mãos fechadas. Em alguns casos, podem ficar com o rostinho vermelho.

Como aliviar cólica de bebê?

Existem diversos métodos eficazes de como aliviar cólica de bebê que podem ser aplicados no dia a dia para cuidar desse desconforto e deixá-lo mais tranquilo. Caso seu bebê esteja sofrendo com cólicas, o ideal é sempre verificar com o pediatra a melhor maneira de conduzir esse momento, já que em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos.

Entretanto, existem algumas práticas seguras que, quando feitas adequadamente, podem auxiliar no alívio da cólica do bebê.

Confira a seguir algumas formas de aliviar a cólica do seu filho naturalmente!

1. Massagem abdominal

A massagem na barriguinha é uma ótima maneira de aliviar o desconforto causado pelas cólicas. Para isso, você pode usar um óleo de massagem próprio para bebês, aquecê-lo nas mãos e fazer movimentos circulares no sentido horário com a palma das mãos, sempre com muita delicadeza e cuidado. Dessa forma, os gases são liberados e a dor é aliviada.

2. Banho morno para relaxamento

Um banho relaxante é uma ótima forma de aliviar a cólica do bebê, pois a água morna ajuda a relaxar os músculos e diminuir a dor.O ideal é usar um termômetro especial para banheira e deixar a água entre 36 °C e 37 °C, para um banho entre 5 e 10 minutos. Alguns pediatras podem, ainda, recomendar o banho com chá de camomila, que proporciona ainda mais relaxamento.

3. Compressas quentes no abdômen

Assim como o banho morno, a compressa quente também ajuda a relaxar os músculos abdominais e diminuir a dor. Para isso, você pode usar uma toalha limpa com água morna, bolsinhas de água quente ou de sementes, próprias para uso em bebês. Lembre-se sempre de testar a temperatura em si para garantir que não esteja quente demais para o bebê.

4. Movimentos de pedalagem com as perninhas

O famoso movimento de “bicicletinha” com as pernas do bebê é ótimo para liberar os gases e diminuir a tensão abdominal, de forma que o desconforto também é reduzido. Basta segurar as perninhas pelo tornozelo e fazer movimentos de pedalar, sempre pressionando os joelhos um pouco na barriga para auxiliar na liberação.

Como prevenir cólica no bebê?

Principalmente nos bebês alimentados por leite materno, a alimentação tem papel importante no aparecimento e na intensidade das cólicas. Por isso, ter uma rotina de cuidados regrada e uma alimentação adequada são fundamentais para diminuir o risco de cólicas e principalmente a intensidade das crises.

Confira algumas dicas de como preveni-las:

Atente-se à alimentação

A dieta da mãe tem impacto direto na alimentação do bebê via leite materno. Por isso, é fundamental evitar alguns alimentos que podem piorar as cólicas, como laticínios, cafeína, alimentos condimentados, apimentados ou gaseificados.

Optar por uma alimentação mais natural e fresca é indispensável. Além disso, observar sempre a reação do bebê após a mãe ingerir esses alimentos.

Faça o bebê arrotar

Além da alimentação, a formação de gases também piora as cólicas. Por isso, é extremamente importante sempre fazer o bebê arrotar após a amamentação, seja de leite materno ou fórmula.

Segure-o verticalmente e dê leves batidinhas nas costas para estimular a liberação dos gases pelo corpo. Deixe assim até que ele arrote. As massagens, depois que o alimento já tiver feito digestão, também podem ajudar a liberar os gases.

Pode dar remédio de cólica para bebê?

Além das formas naturais de aliviar a cólica do bebê, o uso de medicamentos e remédios naturais pode ser recomendado, ou até mesmo o uso de suplementos para melhorar esse momento de crise. Mas, para isso, faça-o sempre com orientação do pediatra que realiza o acompanhamento.

Existem alguns medicamentos desenvolvidos especialmente para uso em bebês, de grande ajuda para aliviar as cólicas. Normalmente, eles são recomendados para crises intensas, quando nenhuma outra alternativa surtiu efeito. E lembre-se: não dê remédios ao bebê sem orientação médica.

Métodos naturais auxiliam a cólica em bebês?

Os chás naturais e suplementos também são uma ótima alternativa para aliviar o desconforto causado pelas cólicas.

Embora os chás sejam naturais, eles também não podem ser oferecidos sem orientação médica. Por isso, converse com o pediatra para avaliar a possibilidade de incluir chás como camomila ou erva-doce nesse tratamento.

Quando procurar ajuda profissional em casos de cólica em bebês?

Mesmo as cólicas sendo normais, em alguns momentos é importante buscar auxílio profissional com o pediatra, não apenas para ter um tratamento mais adequado, mas principalmente para descartar outros problemas de saúde que tenham a cólica como um sintoma.

Existem outros sintomas que podem aparecer com as cólicas. Alterações no apetite, perda de peso, vômito, diarreia ou constipação, febre, irritabilidade ou dor ao ser tocado, apatia, letargia ou mudanças de comportamento são tipos de sintomas que não podemos ignorar. Nesse caso, é indispensável buscar ajuda médica!

Caso seja necessário buscar ajuda médica para ajudar nas cólicas, existem outros profissionais que podem auxiliar. Além do pediatra, você também pode se consultar com um gastroenterologista pediátrico, consultor de amamentação e até mesmo um nutricionista — tanto para o bebê quanto para a mãe.

As cólicas são realmente um momento muito desafiador da maternidade, e deixam os pais de cabelo em pé. Mas é importante entender que esse é um problema transitório e que faz parte do crescimento e do amadurecimento dessa criança.

Para estar sempre informado sobre o cuidado com seu bebê, continue acompanhando o blog da ABC Design para encontrar diversos conteúdos ricos sobre variados assuntos ligados à maternidade. Aproveite e leia também sobre janela imunológica do bebê: um guia sobre o período.

Até a próxima leitura!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário