Como fazer lavagem nasal em bebê? Veja o passo a passo

A lavagem nasal é uma maneira excelente de prevenir doenças inflamatórias no trato respiratório, assim como gripes e resfriados. Essa prática, apesar de muito benéfica quando feita corretamente, pode ser um pouco incômoda para o bebê.

Muitas crianças choram durante a lavagem nasal, deixando os pais desesperados para finalizar logo o processo na esperança de reduzir o sofrimento de seus filhos, mas isso pode acabar piorando a situação e trazendo problemas de saúde para o bebê.

Confira o passo a passo e dicas de como realizar a lavagem nasal no bebê, sem complicações!

O que é a lavagem nasal?

Nada mais é do que a limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico, ou solução salina, para remover o excesso de impurezas e muco. A ideia é aliviar alergias, congestão nasal e sintomas de gripes, por meio da higiene nasal.

Como fazer a lavagem nasal em bebês?

De maneira prática, para realizar uma lavagem nasal, posicione corretamente a cabeça do bebê e introduza o soro fisiológico em uma narina até que ele saia pela outra. Apresentamos o passo a passo completo:

1. Separe todos os materiais que você utilizará

Para facilitar a lavagem e evitar ainda mais desconforto para o bebê, separe todos os materiais e deixe-os próximos para o manuseio. Você irá precisar de:

  • Soro fisiológico;
  • Toalha de rosto;
  • Um frasco ou recipiente para colocar o soro;
  • Dispositivo para lavagem nasal.

No geral, o procedimento é feito com o auxílio de sprays ou seringas com adaptadores, mas o ideal é investir em um lavador nasal.

2. Lembre-se de limpar a parte externa do nariz

Antes da lavagem nasal, é importante retirar qualquer tipo de sujeira e crostas nasais para não arriscar empurrá-las para dentro do corpo do bebê com o soro fisiológico. Também pode ser interessante utilizar um aspirador nasal para retirar o excesso de muco, se for o caso.

3. Posicione corretamente o bebê

No momento da lavagem nasal, o bebê pode estar em pé ou sentado, desde que ele esteja confortável e de costas para você.

Assim que posicionado, garanta que a boca dele esteja ligeiramente aberta antes de inserir o soro na narina. Manter a boca aberta ajuda o bebê a não inspirar a solução salina e evitar que ela vá parar na garganta, então esse é um passo muito importante.

4. Insira o soro com cuidado nas narinas do bebê

Com tudo pronto, você já pode começar a lavagem do nariz do bebê. Esse procedimento não precisa ser apressado nem forçado, o ideal é respeitar o tempo da criança para ser o menos incômodo possível para ela.

Um ponto de atenção para o momento da lavagem é que injetar o soro muito rápido pode fazer a solução parar no canal auditivo, causando otite — um tipo de infecção no ouvido.

Lembre-se de aplicar a solução de maneira lenta, progressiva e contínua para garantir que dê tudo certo na lavagem.

Aproveite também para saber como limpar o umbigo do bebê!

Quando devo fazer lavagem nasal no meu bebê?

A lavagem nasal é um procedimento que pode ser feito diariamente como forma de prevenção de doenças respiratórias e para descongestionar as narinas.

Como o bebê só respira pelo nariz durante os seis primeiros meses de vida, manter as vias aéreas limpas permite que ele respire, durma e se alimente muito melhor. Sendo assim, a prática da lavagem nasal ajuda a deixar o seu filho mais saudável.

Qual é a quantidade ideal de soro para a lavagem nasal em bebês?

Para bebês de até 1 mês, o recomendado é a quantidade de 5ml de soro fisiológico por narina. Essa quantidade de soro pode aumentar conforme o crescimento e a necessidade da criança, o pediatra pode avaliar e alterar o volume da solução salina.

Principais dicas e cuidados ao fazer a lavagem nasal no seu bebê

Mesmo com o passo a passo completo, ainda existem algumas dicas que podem deixar o procedimento muito mais eficaz e fácil de se fazer.

  1. Transforme a lavagem nasal em rotina: Realizar a lavagem nasal com frequência auxilia o seu bebê a se acostumar, evitando que ele se movimente e chore muito durante o procedimento;
  2. Repita a lavagem sempre que necessário: Caso perceba que o nariz não ficou devidamente limpo, repita o procedimento até que as narinas estejam descongestionadas;
  3. Tome cuidado com a temperatura do soro: Para evitar dores e desconfortos, é importante que a solução ou soro fisiológico esteja em temperatura ambiente, ou levemente morna, de preferência;
  4. Acalme e enrole o bebê para proteção: Se a criança apresentar muita resistência, uma dica é primeiro acalmá-lo e depois enrolá-lo gentilmente em uma manta ou cobertor confortável. Dessa forma, ele pode sentir-se mais calmo e terá seus movimentos limitados para evitar acidentes ou machucados;
  5. Evite usar a seringa: Ainda que a seringa descartável seja uma opção prática e acessível para fazer a lavagem nasal, ela pode inserir o soro muito rápido, fazendo-o desviar do canal respiratório e fazendo com que ele vá para o ouvido;

O resultado dessa prática pode ser uma infecção grave e dolorida para o bebê.

O que fazer se o bebê não me deixar fazer a lavagem nasal?

Se o seu filho apresenta muita resistência ao fazer a lavagem nasal, não se preocupe! É possível limpar o nariz dele com um aspirador nasal, após o banho.

Basta deixar o bebê inalar vapor durante o banho, isso ajudará a soltar o muco e dissolver a secreção. Ao finalizar, utilize um aparelho de aspiração nasal para retirar os fluidos que estão atrapalhando a respiração do seu bebê.

Complete a leitura sabendo os detalhes do banho em recém-nascidos!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário