O nascimento de um filho é um dos momentos mais sublimes na vida de uma mulher. Para que tudo aconteça conforme o seu desejo, saber como se preparar para o parto é fundamental.
Existem pelo menos 9 tipos de parto. Entre o parto natural, normal, na água, de cócoras, com fórceps, leboyer, cesárea, domiciliar e o humanizado, a opção é exclusiva da gestante. E ela deve estar preparada quando chegar a hora, independentemente da sua escolha.
A sua hora está chegando? Já escolheu como vai trazer o seu filho ao mundo e está se planejando para isso? Confira nossas dicas!
Faça um pré-natal adequado
A preparação para o parto já deve iniciar no início da gravidez. O pré-natal consiste na assistência médica prestada a mulher durante a gestação, que garante a gestante e ao bebê um desenvolvimento saudável.
Aproveite o momento para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma escolha consciente sobre o tipo de parto. Siga também todas as orientações passadas e não negligencie os exames requeridos.
Converse com um nutricionista
Muitas mulheres ficam preocupadas com o ganho de peso na gestação e as intercorrências que isso pode causar no caso de escolha por um parto vaginal.
O nutricionista é o profissional mais indicado para orientar a mulher com as questões relacionadas a sua alimentação, promovendo um crescimento saudável do bebê e atuando na prevenção de problemas como uma diabetes gestacional.
Faça exercício físico
Durante a gravidez, o organismo está se preparando para receber uma criança e isso pode causar dores na lombar, quadris e pernas.
O exercício físico é um ótimo aliado na diminuição desses sintomas, além de deixar o corpo mais forte e resistente para a hora do parto e o puerpério. Hidroginástica, ioga e pilates costumam ser as modalidades escolhidas, mas lembre-se de consultar seu obstetra antes de começar uma prática.
Conheça o local do parto com antecedência
Para trazer mais segurança na hora do parto, o indicado é conhecer a maternidade e as instalações com antecedência.
Dessa forma, você saberá os pontos negativos e positivos do serviço prestado. No caso de poder optar por uma maternidade, essa é uma atitude fundamental para fazer uma boa escolha.
Escolha a companhia certa
Para alguns, essa dica pode parecer óbvia. Mas saiba que muitas gestantes não pensam nisso com antecedência e acabam gerando alguns problemas na hora do parto.
Pode acontecer de o companheiro escolhido não aguentar as emoções do momento e sofrer algum desmaio. Portanto, certifique-se de que a pessoa escolhida está apta a lidar com as situações decorrentes do parto, como a presença de sangue.
É muito importante ter consciência de que, mesmo seguindo essas dicas sobre como se preparar para o parto, existem situações que podem exigir uma mudança de planos.
Por exemplo, você pode optar pelo parto natural e ser submetida a uma cesárea por conta da posição do bebê. Então não deixe de se manter informada sobre todas as questões que envolvem o tipo de parto escolhido, certo?
Achou nosso artigo interessante e quer receber textos tão relevantes quanto esse? Veja mais matérias em nosso Blog.
1 comentário em “5 dicas sobre como se preparar para o parto”