Geração alpha: os detalhes das crianças nascidas após 2010

Conhecidos também como nativos digitais e Geração A, as crianças nascidas entre os anos de 2010 e 2025 compõem o que os especialistas chamam de Geração Alpha. Os pequenos marcam o reinício do alfabeto para descrever gerações, caracterizadas pelos acontecimentos mais significativos e configurações sócio-políticas e ambientais de um determinado período.

O momento de nascimento é um fator extremamente importante para todas as pessoas e, por isso, como a sociedade está organizada no exato momento da chegada de uma nova vida, naturalmente influencia nos atributos e tendências dos nascidos em cada geração.

Hoje, vamos entender as individualidades das crianças que nasceram em um mundo tecnologicamente avançado, as gerações mais recentes que precederam a Alpha e as principais diferenças entre todos esses grupos.

Principais características da Geração Alpha

Toda geração é marcada por diferentes períodos, certo? O desenvolvimento da sociedade como um todo impacta nas características de cada uma delas, assim como as influências que esses grupos são expostos.

Olha só as tendências relacionadas à geração do momento:

1. Compatibilidade com tecnologias

Um dos marcos tecnológicos do ano de 2010, ano que dá início aos nascimentos das crianças Alphas, foi a estreia do iPad, o famoso tablet que inspirou o surgimento de inúmeros outros “computadores de mão”. Isso exemplifica o porquê a principal característica da Geração Alpha é a sua afinidade com a tecnologia.

Essas crianças têm contato com a internet desde os primeiros meses de vida. Com o desenvolvimento motor e cognitivo, não demora muito para que eles passem a compreender toda a lógica por trás dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente.

2. Inclinações à autonomia

Tudo isso impulsiona esses novos descendentes a serem ainda mais curiosos e independentes que as gerações passadas. O hábito de buscar respostas por si só e a incrível quantidade de informação a qual, desde muito cedo, eles têm acesso, influencia relacionamentos, como veem o trabalho e diversas outras áreas da vida.

3. Estrutura familiar diferenciada

Mais um fator que influencia o comportamento dos pequenos são as configurações domiciliares, já que os pais da Geração Alpha são, em sua maioria, Millennials e as famílias constituídas por eles costumam sermenores e muito mais diversificadas que a de outras gerações.

4. Influências de criação

Durante a fase de crescimento, as pessoas com quem os pequenos Alphas terão maior contato serão seus pais e, como já vimos, maioria desses responsáveis compõem a Geração Millennials. Isso também é outro fator de atuação no amadurecimento dessas crianças, um dos únicos compartilhados por todas as gerações.

Prós e contras das influências sob a Geração Alpha

As crianças da Geração Alpha, por nascerem nessa época, naturalmente terão mais tempo de contato com os veículos de informação que qualquer outra geração passada. Essa intensa absorção de conteúdos possui lados positivos e negativos:

PRÓSCONTRAS
Estímulo do senso de autonomiaPrejudica o foco e a concentração
Exercita o raciocínio lógicoIncita o imediatismo
Promove a empatia através da informaçãoPode causar problemas de autoestima
Aguça o senso de organizaçãoAfeta o gerenciamento de tempo pessoal
Facilita a rotina de estudos e trabalhoCausa dependência emocional

Quais os desafios para os pais dessas crianças?

As gerações de pais dos preciosos Alpha são motivados há questões muito específicas, como:

Supervisão dos dispositivos eletrônicos

O estabelecimento de limites desde muito cedo, de uma maneira inteligente, pode beneficiar o desenvolvimento da criança. Essa tática é utilizada desde a popularização das televisões e videogames nas casas, já que é fácil ter a atenção capturada pelas telas.

Como revelado anteriormente, a exposição em excesso da criança a dispositivos eletrônicos pode lesionar o foco e a concentração, bem como também causar dependência emocional do objeto. É importante também orientar os pequenos sobre o que (não) consumir na internet.

Praticidade na hora do ensino

O ensino prático é proposto e aprovado por inúmeros centros de educação como uma das saídas mais eficazes na educação das novas gerações. A didática pode se estender à criação dos pequeninos em casa, já que eles respondem melhor constatando por si as funcionalidades dos objetos, ao invés de estudarem sobre.

Estímulo de valores humanos

O incentivo à criatividade, empatia, gentileza, entre outros valores humanos também é fundamental, uma vez que a Geração Alpha crescerá em meio ao aperfeiçoamento da inteligência artificial.

Isso significa que a Geração A é a primeira das gerações responsáveis por perpetuar a importância e o valor das condições humanas. Dessa forma, o desenvolvimento da inteligência emocional nessas crianças é outro ponto indispensável para a garantia de um futuro humanizado e equilibrado.

Reforço às interações humanas

O vínculo afetivo com a família é outro ponto de fortalecimento emocional que, além de garantir a saúde afetiva dos pequenos, também os ajuda a assimilar o valor das interações humanas sem a necessidade de acessórios tecnológicos.

Aproveito das características naturais dos nativos digitais

Uma ideia incrível é direcionar o senso de autonomia que a Geração Alpha desenvolve naturalmente em meio ao bombardeio de informações contínuo trazido pelas novas mídias.

O acesso às informações na palma da mão também pode ser um grande instrumento na hora de motivar os estudos das crianças Alpha e ajudá-los a encontrar suas vocações e interesses pessoais.

Quais as diferenças entre a Geração Alpha e as outras gerações?

Muito foi revelado sobre as crianças consideradas Geração Alpha durante o texto. Porém, a diferença entre gerações vai muito além apenas do período em que nasceram.

Para entendermos melhor a divisão das últimas gerações, vamos categorizá-las conforme o que é aceito pela maioria da comunidade e seus demais núcleos de interesse.

Baby Boomers

Os Baby Boomers, ou simplesmente “Boomers“, receberam esse nome por causa da onomatopeia “boom“, devido ao disparo nos índices de natalidade nos períodos após a Segunda Guerra Mundial.

Nascidos entre 1945 e 1960, a geração ficou marcada pela vivência dura em momentos de reconstrução pós-guerra, mas que, apesar disso, aproveitou ao máximo as relações humanas e o surgimento das primeiras tecnologias como os automóveis, meios de comunicação, eletrodomésticos, entre outros.

Geração X

A Geração X remete aos nascidos entre os anos 1960 e 1980, marcada pela intensificação das propagandas, agora em TVs coloridas e telas gigantes que prometiam chegar um dia à casa de todas as pessoas, além da urbanização dos costumes trabalhistas e do início da corrida espacial.

A chegada dos primeiros telefones, o aumento das festas com um número massivo de pessoas, fomentando a socialização e a ostentação de bens materiais promovidos pelo fim da Guerra Fria, bem como a aparição de clipes de música e produções cinematográficas para canais de TV, são alguns dos pontos que descrevem essa geração.

Millennials (Geração Y)

Uma geração que nasceu durante um processo ainda mais intenso de aceleração nos sentidos tecnológicos, os Millennials recebem esse nome por marcarem o fim de um milênio extremamente turbulento e que revelou ser possível avançar como sociedade em um ritmo ainda mais frenético.

Também reconhecidos como Geração Y, os nascidos entre 1980 e 1995 herdaram ambas características futurísticas, como o bom relacionamento com dispositivos tecnológicos e crescimento em meio às brincadeiras de rua e os estudos por meio de livros em bibliotecas.

Geração Z

Nascidos entre 1995 e 2010, a Geração Z fica entre a recente Geração Alpha e os Millennials, surgindo em um mundo já consolidado à base da disputa tecnológica e, por conta disso, muito antenados e familiarizados com todos os avanços da modernidade.

Esses avanços não são observados pela Geração Z como sendo somente parte do departamento tecnológico, mas também referente à evolução da sociedade como um todo, fazendo dos descendentes dessa geração pessoas extremamente engajadas em causas sociais, políticas e ecológicas.

Geração Alpha

Como visto desde o início do texto, as crianças nascidas entre 2010 e 2025 compõem a Geração Alpha. Enquanto a Geração Z nasceu imersa no mundo tecnológico, os nativos digitais nascem em um momento onde a expansão e acesso à internet são gigantescos.

Uma coisa é certa: nem toda informação que chega é válida. Por isso, o fluxo de novidades que chega aos olhos dos nossos filhos deve ser supervisionado e otimizado para que as crianças da Geração Alpha saibam filtrar e aprender com o que é realmente produtivo e interessante para a formação dos seus caráteres e intelectos.

Da mesma forma, nós pais podemos aproveitar esse processo de aprendizagem para também nos informar com conteúdo útil e desse jeito, assegurar o melhor amadurecimento possível para nossos filhos.

Se você quer ficar por dentro de outros assuntos envolvendo o universo infantil, paternal e maternal, continue navegando pelo blog!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário