As mamães que tiveram bebê recentemente passam sempre por um período de dúvidas sobre os hábitos que podem ou não ter.
Geralmente, a fase pós-parto é chamada de “resguardo” ou “quarentena”. Saiba que este período pode durar até dois meses e, normalmente, causa algumas dúvidas nas recém-mamães. Estas mulheres nem sempre sabem o que podem ou não fazer e, para evitar que você faça algo de errado nesse momento bem sensível, consultamos o Dr. Maurício Sobral, obstetra e ginecologista do Hospital Vila Nova Cachoeirinha.
Gravidez no resguardo, é possível?
Sim, é possível! Na verdade, os níveis de fertilidade só normalizam 45 dias após o parto, por isso uma gravidez pode ser pouco provável nesta fase, mas é possível. Nestes casos, convém que fale com o seu médico, para lhe prescrever um anticoncepcional adequado ao aleitamento, de forma a prevenir uma nova gravidez.
É normal ter prisão de ventre depois de ter bebê?
Sim, os casos de prisão de ventre pós-parto são muito comuns. O Dr. Maurício avisa que deve beber muita água e ingerir alimentos com boas quantidades de fibras, tais como cereais integrais, como a aveia, laranja e mamão.
Amamentação faz perder peso?
Sim, para a mulher ter leite, precisa de 400 calorias diárias para esse efeito. Trata-se de 30 minutos a correr. Desta forma, será intensificado o processo metabólico.
É certo ter relações sexuais nesse período?
É melhor evitar ter contato sexual durante 40 dias. Conforme o obstetra indica, se a gestante fez cesárea, a penetração pode provocar ferimento e dificultar o processo de cicatrização, além de que estará propensa a infecções nessa zona sensível. No caso de parto normal, a mulher pode ter dor e desconforto na relação sexual, podendo também levar a infecções.
Amamentação faz os seios caírem?
Fatores genéticos influenciam isso e não a amamentação, informa o doutor.
É normal não ter tanta libido na quarentena?
A adaptação a uma vida com um bebê pode tirar tempo e vontade de dar atenção ao companheiro. Além do mais, ao ser removida a placenta, os hormônios relacionados com o desejo sexual diminuem, assim como a lubrificação vaginal é alterada.
Prática física é de evitar no pós-parto?
Se fez cesárea, depois um mês do parto, pode ter atividade física leve. Em partos normais, é possível depois de duas semanas decorridas. Recomendamos ioga, caminhadas e alongamentos.
Não é certo lavar a cabeça no resguardo?
Tratava-se de um mito popular, muito frequente antigamente e que passou de geração em geração, por se acreditar que o sangue vertia da vagina para a cabeça. Trata-se, pois de algo que foi totalmente desmistificado. A recém-mamã pode lavar a cabeça quantas vezes quiser.
Agora, que já aprendeu um pouco mais sobre o pós-parto, já se deve sentir mais confortável por suas dúvidas terem sido esclarecidas. Caso tenha mais alguma curiosidade, partilhe conosco!
Fonte:
https://gravidez.online/proibido-pos-parto/?utm_medium=gravidas&utm_campaign=gravidas&utm_source=gravidas