Na correria do dia a dia uma boa organização é indispensável para que tudo corra bem. Em casa, depois que o bebê nasce, a organização é ainda mais necessária do que antes: são tantos detalhes, ele precisa de tantas coisas e demanda tanto tempo cuidar do pequeno, que se tudo não estiver devidamente no seu lugar, será muito mais difícil!
A importância do ambiente organizado para seu filho
Toda mamãe e todo papai querem o melhor para seu filho, não é mesmo?! Cuidar da organização de casa e dos objetos pessoais do bebê, por exemplo, faz parte desse processo.
Quando o bebê é muito pequeno, a organização facilita a adaptação e atendimento às suas necessidades básicas. Imagine a maratona que você precisaria enfrentar, por exemplo, se a cada hora do banho do pequeno você precisasse sair à caça dos objetos que ele vai precisar. E se cada vez que fosse dar mamadeira, você precisasse sair procurando a mamadeira, para depois lavar e dar o leite ao seu filho, enquanto ele chora com fome?
Imaginou? A organização faz parte do dia a dia e evita situações estressantes como essas.
Quando a criança cresce e começa a ter um pouco mais de liberdade, aprendendo a engatinhar e andar, a organização do ambiente é uma das grandes responsáveis por garantir a sua segurança e desenvolvimento saudável.
O exemplo parte dos pais e deve começar cedo
Seu filho vai sempre se inspirar em você, mamãe, e no papai. Portanto, não adianta você querer ensinar ou exigir que seu filho seja organizado e te ajude a manter a organização de casa, se você mesma não fizer a sua parte.
Acostume-se seu pequeno em um ambiente organizado e sempre limpo, assim ele saberá o valor da organização e perceberá que não se sente bem em ambientes bagunçados, sujos ou caóticos.
Tentar impor a seu filho que te ajude ou que crie consciência do valor da organização sozinho, sem motivá-lo e explicar para ele a importância, também não vai ajudar.
Lembre-se sempre que a educação do seu filho é de sua responsabilidade e que precisa moldá-lo com muito amor e dedicação!
Crianças a partir de um ano
Aqui vale o ditado: a educação vem do berço! A partir de um aninho seu filho já consegue entender mais claramente algumas palavras que você usa com ele e consegue responder melhor aos seus estímulos e propostas.
- Ensine-o desde cedo a pegar os objetos que caem no chão
- Motive-o a guardar no lugar correto
- Acostume-o a comer apenas na mesa
Crianças a partir de dois a três anos
Crianças a partir de dois a três anos já possuem maior domínio das palavras e conseguem expressar melhor seus sentimentos. Elas também são mais ágeis, independentes e adoram uma competição saudável!
- Incentive seu filho a organizar seus brinquedos após brincar
- Ajude-o, mostrando como se faz e parabenizando-o quando ele fizer da forma correta
- Promova brincadeiras e pequenas competições que o motivem a arrumar o quarto
- Trace uma rotina, com definição de horário para que ele organize suas coisas