Se você está pensando em ter um bebê, talvez seja interessante conhecer um pouco mais sobre o período fértil. Isso porque esse intervalo de tempo é ideal para se calcular quais serão as chances de engravidar.
Esse conhecimento também é importante para que as mulheres saibam mais a respeito de seu corpo, tanto as que desejam engravidar quanto as que preferem deixar a maternidade para um outro momento, alinhado a métodos contraceptivos.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber o que é período fértil e como ele acontece, acompanhe o post!
O que é período fértil e quando acontece?
O período fértil trata-se de uma janela de tempo em que as mulheres possuem maiores chances de engravidar. Durante esses dias, seus hormônios tendem a ficar muito mais sensíveis e estimulados, aumentando inclusive a libido feminina.
Todo o corpo feminino, inclusive seu útero, se prepara para receber uma fecundação. E, uma vez que isso acontece, temos o primeiro estágio da gestação iniciado.
É muito importante ressaltar que o fato de não estar no período fértil não quer dizer que uma mulher não vá conseguir engravidar, até porque a ovulação pode acontecer em diferentes datas. Por isso, a tradicional tabelinha não é segura como um meio de contracepção.
Vontade de urinar toda hora pode ser gravidez? Confira um post sobre o assunto!
Quais são os sintomas do período fértil?
O corpo da mulher durante esse período pode apresentar uma série de sinais e sintomas comuns desse tempo, entre eles:
- Dor moderada abaixo do abdômen;
- Aumento da temperatura corporal;
- Aumento da libido;
- Maior liberação dos hormônios;
- Alterações no humor;
- Secreção vaginal de cor transparente.
Vale ressaltar que mulheres com um ciclo menstrual mais regular conseguem, com o auxílio do calendário, saber se seu período fértil está próximo.
Para mulheres que não possuem seu ciclo devidamente regular, a opção está em fazer um teste de ovulação. Eles são similares aos testes de gravidez, super práticos e rápidos e, através da urina, é possível descobrir o nível de ovulação em que a mulher se encontra.
Além dos métodos e dos sintomas que uma mulher pode desenvolver estando em período fértil, também é possível descobrir se uma mulher se encontra nesta fase realizando uma ultrassonografia.
Esse método é geralmente adotado por mulheres que se encontram em tratamento de maneira assistida para poderem engravidar.
Toda mulher entra no período fértil?
O período fértil é um momento que pode variar muito na vida de uma mulher para outra, isso porque essa lacuna pode ser alterada. Há fatores ou comportamentos que podem alterar esse período, como, por exemplo:
- Anticoncepcional: mulheres que fazem uso desse método contraceptivo não passam pelo período fértil, uma vez que a função do medicamento é justamente evitar a liberação e produção dos óvulos, dessa forma a ovulação não acontece;
- Ovário policístico: por conta da alteração de hormônios que acontece com esse tipo de distúrbio, a mulher passa a ter ciclos menstruais irregulares, o que pode ocasionar em casos mais graves a infertilidade;
- Menopausa: mulheres que já entraram na menopausa também não entram em período fértil, isso porque esse momento se caracteriza como o fim da produção de óvulos e hormônios que são liberados junto com a menstruação a partir da menarca e da fase de puberdade.
Dessa forma, se deseja engravidar e não se encaixa em nenhum desses fatores, o ideal é buscar ajuda médica e verificar o que pode ter acontecido para não ter engravidado ainda.
Qual a diferença entre dia fértil e período fértil?
O dia fértil é quando ocorre a ovulação, que se trata da liberação de um óvulo pelos ovários. Já o período fértil trata-se de uma janela de dias em que uma concepção está mais propícia a acontecer.
De qualquer maneira, ambos os termos estão altamente relacionados, isso porque havendo relações sem algum método contraceptivo (seja preservativo, pílulas e outros) a mulher possui uma maior chance de ficar grávida.
Desconfia que está grávida? Veja um guia simplificado sobre o teste de gravidez.
Como determinar o período fértil a partir da menstruação?
O período fértil é a lacuna de dias em que a mulher possui maiores chances de engravidar. Essa fase possui alguns sintomas que podem indicar a maior preparação do corpo para receber a fecundação.
Para se entender como o período funciona, existem algumas orientações que podem ajudar na compreensão do que acontece nesses dias, tanto com mulheres que possuem ciclo regular, como com mulheres com ciclo irregular.
Em mulheres que possuem um ciclo menstrual regular, basta ela contar 14 dias a partir de seu primeiro dia de menstruação e adicionar mais três dias antes e mais três dias depois dessa data.
Em mulheres com ciclo menstrual irregular, ou seja, com a menstruação acontecendo em grandes espaços de tempo e em datas diferentes, entender esse período se torna mais difícil, sendo indicado realizar consultas médicas frequentes para acompanhar esse momento mais de perto.
É possível engravidar logo após a menstruação ir embora?
A menstruação se trata da descamação do endométrio, dito isso, entende-se que logo após essa fase a mulher não possui chances de engravidar. Isso porque, o endométrio não vai estar devidamente preparado para receber o óvulo que será fecundado.
Durante o período de menstruação, a gestação também não é possível, uma vez que o endométrio está em fase de descamação e a liberação do óvulo já aconteceu. Sendo assim, as chances de uma mulher engravidar durante a fase de ciclo menstrual são mínimas.
É importante ressaltar que cada mulher possui um organismo diferenciado, dito isso o período fértil vai acontecer em cada uma de maneira muito peculiar, sendo assim:
- Não existe um único dia específico em que a mulher pode ter certeza de que vai engravidar, tudo depende de como o corpo se comporta em relação a seus hormônios;
- Não confie na tabelinha, pois cada mulher pode apresentar seu ciclo de maneiras diferentes e uma vez com o ciclo irregular, a chance da contagem dar errado é ainda mais alta, uma vez que a ovulação pode acontecer em datas diferentes em cada mês;
- Se você não deseja engravidar neste momento, o uso da pílula, do DIU ou de outro método conceptível é indicado;
- Uma mulher estará apta a engravidar com a interrupção do método anticoncepcional dentro de algumas semanas, caso ela não tenha nenhuma disfunção hormonal que a impeça.
Ter um maior conhecimento a respeito do período fértil faz com que as mulheres tenham um melhor entendimento sobre seu corpo e consiga se preparar para o caso de uma gestação.
Porém, vale lembrar que em caso de mais de 12 meses de tentativas sem sucesso, o indicado é procurar um médico para avaliar a situação e estabelecer um tratamento assistido para que se consiga engravidar.
Confira quais são os 18 sintomas de gravidez, quando ocorrem, como e mais!
Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog da ABC Design! Aqui você encontra muita informação sobre os desafios da maternidade e sobre os primeiros anos do bebê.