Muitos pais têm dúvidas sobre os cuidados certos com os pequenos, principalmente depois das mamadas, na hora de ninar as crianças ou até das brincadeiras. Para resolver essas questões, a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco esclarece os mitos que rondam o universo dos balanços e chacoalhadas nos bebês.
Depois das mamadas deve-se manter o bebê mais elevado, por volta dos 90º, por pelo menos 20 minutos. “Não é obrigatório que o bebê arrote. Se ele for chacoalhado o risco de regurgitações é maior. Só o fato de o bebê ficar em deitado mais elevado já diminui essas regurgitações e previne o refluxo gastroesofágico que é comum em bebês recém-nascidos”, explica a médica.
Na hora de ninar o bebê, o que é melhor?
Não precisa balançar a criança, isso só fará com que ela regurgite. “Deixe o ambiente mais calmo, diminuindo sons altos e luz intensa. Pôde-se colocar uma música ambiente tranquila para ajudar. Sempre acostumar o bebê a dormir no berço desde que chegar em casa da maternidade.Evitar ficar o tempo todo com o bebê no colo o que também dificultar de se acostume com o berço ou carrinho”, comenta a médica.
Tome cuidado ao sacudir seu bebê.
Balanços fortes podem causar lesões cerebrais, conhecida como Síndrome do bebê sacudido. “Neste caso os bebês são sacudidos de forma violenta e na maioria das vezes intencional. São quadros graves que podem levar a hemorragias cranianas e retinianas, com sequelas irreversíveis”, finalize a médica.