Teste de gravidez positivo e agora? Esse é um momento de bastante ansiedade e expectativa, tanto para mulheres que estão tentando engravidar como para as que não estavam esperando por uma gestação.
Mas calma! Às vezes, por conta do nervosismo, acabamos interpretando os testes de farmácia errado. Para te deixar mais tranquila, preparamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Continue a leitura para saber quando o teste de gravidez deu positivo e o que a segunda linha mais fraca pode indicar. Tire suas principais dúvidas em relação aos possíveis resultados e confira em quais casos o teste caseiro é indicado.
Como saber se o teste de gravidez deu positivo?
Os testes de gravidez de farmácia conseguem detectar se há a presença do hormônio Beta-hCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina.
Se o Beta-hCG for detectado, que dizer que você está grávida. Mas como isso é indicado nos testes? A partir das linhas de controle!
Veja como saber se deu positivo:
- Uma linha: a primeira linha é apenas um indicador de que o teste está funcionando, mas o Beta-hCG não foi detectado. Portanto, você não está grávida ou a gravidez ainda se encontra em um estágio muito inicial para ser detectada;
- Duas linhas: se o seu teste indicar mais de uma linha, ele deu positivo. Ou seja, há a presença do Beta-hCG na sua urina, você está grávida!
- Sinais de +/- : há alguns testes de gravidez que, para facilitar a compreensão, indicam os sinais de negativo (-) e positivo (+). O princípio é o mesmo: com apenas uma linha, você não está grávida. Mas se uma segunda linha aparecer e “cortar” o sinal negativo, quer dizer que ele é positivo!
Como saber que o teste de gravidez falhou?
Apesar de os testes de farmácia serem bastante confiáveis, eles podem apresentar falhas, ou resultados ambíguos — os chamados “falso negativo ou positivo“. A seguir, saiba como interpretar as riscas não nítidas, e confira quando é preciso repetir o teste.
Teste de gravidez sem nenhuma linha
Se no seu teste não há a indicação de nenhuma das linhas, quer dizer que ele falhou e você precisa repeti-lo.
Lembrando que o teste indica funcionamento quando pelo menos uma risca aparece no visor no prazo de até 10 minutos. Após esse período, a testagem pode sofrer alterações por fatores externos e por isso não deve ser utilizado como resultado.
Teste de gravidez borrado
Qualquer manifestação de uma segunda linha, mesmo que borrada, indica uma gravidez.
Isso porque, como explicamos, significa que há a presença do Beta-hCG no corpo. Mas se o borrado deriva da primeira linha, a recomendação é repetir o teste para ter certeza.
Teste de gravidez com segunda linha fraca
A coloração da segunda linha mais fraca acontece, pois a quantidade de Beta-hCG presente é menor.
No entanto, vale lembrar que, mesmo que fraca, ou com pouca intensidade de cor, o resultado continua positivo!
Resultado possivelmente alterado
Há alguns fatores que podem alterar o resultado dos testes e acusarem um falso positivo.
Veja os principais:
- Não seguir as instruções do teste: antes de fazer o teste, confira se ele está na validade. Além disso, é importante seguir rigorosamente todos os passos indicados na embalagem para que o teste realmente funcione.
- Remédios para engravidar: alguns medicamentos fertilizantes contêm o Beta-hCG em sua composição. Dessa forma, o teste pode detectar a presença do hormônio e indicar um falso positivo;
- Tumores: cânceres na placenta podem elevar os níveis de Beta-hCG no sangue e serem confundidos com uma gravidez em estágio inicial. Por isso, independentemente do resultado do seu teste caseiro, é importante consultar um médico em casos de suspeita de gravidez.
- Vitamina B7: a biotina, conhecida popularmente como B7, é uma vitamina importante para o crescimento embrionário, mas também muito utilizada para manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Quando há o suplemento com a biotina, os testes de gravidez podem indicar um beta-hCG falso positivo.
Quando fazer o teste de gravidez?
Principalmente quando estamos tentando engravidar, ficamos na ansiedade de fazer os testes com frequência para confirmar uma possível gravidez.
No entanto, é preciso lembrar que testar muito no início da gestação pode gerar resultados imprecisos ou falsos negativos. Então, veja os principais sintomas que podem indicar uma gravidez:
1. Fluxo menstrual não desceu
A maior indicação de que há uma possível gravidez é o atraso na menstruação. Se você tem um ciclo regular e notou que o seu fluxo menstrual está há mais de 5 dias atrasado, faça um teste para confirmar a possibilidade de uma gravidez.
Se a sua menstruação não descer e os testes continuarem indicando negativo, é importante consultar um ginecologista para ter certeza de que tudo está bem com a sua saúde.
2. Dores nos seios
Quando a mulher está grávida, há o aumento de hormônios na estrutura dos seios e o corpo começa a se preparar para uma possível amamentação. Sendo assim, as dores nos seios podem indicar uma gravidez.
Para confirmar, faça o teste!
3. Inchaço
Não somente na região do abdômen, mas o inchaço em outras partes do corpo também podem indicar uma gravidez. Isso ocorre porque há a diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, fazendo com que o líquido se acumule e cause edemas (inchaços).
4. Enjoos e vômitos
A náusea também está entre os fatores mais comuns que podem indicar uma gravidez. Porém, os enjoos e vômitos costumam aparecer somente com cerca de 5 ou 6 semanas de gestação.
Além desses principais fatores, outros sintomas de gravidez são:
- Aumento da frequência urinária;
- Cansaço excessivo;
- Emoções intensas;
- Fome e sono constante.
Fique atenta aos sinais que o seu corpo dá e, na dúvida, faça o teste de farmácia! Também é interessante realizar testes complementares, como os hemogramas — exames de sangue — para a confirmação mais precisa da gravidez.
Estou realmente grávida: o que preciso fazer?
Seu teste de gravidez deu positivo? Calma! O próximo passo é marcar uma consulta médica com um ginecologista obstetra para confirmar a gravidez e realizar um acompanhamento adequado.
Para manter tanto a sua saúde como a do seu bebê em dia, é importante iniciar o pré-natal, realizar uma bateria de exames, fazer uma ultrassonografia e seguir as recomendações médicas em relação à alimentação, descanso, prática de atividades e estilo de vida.
É uma nova fase, mas não precisa se desesperar! Continue acompanhando o nosso blog para os melhores conteúdos sobre as fases da gestação e do puerpério. Aproveite e confira as principais mudanças que podem acontecer no seu corpo durante a gravidez.
Até a próxima!
6 comentários em “Teste de gravidez positivo: um guia simplificado”