O berço portátil tem como principal função oferecer conforto e segurança para o bebê, enquanto pode ser levado para qualquer lugar, sendo que ele pode ser montado e desmontado facilmente. Esse tipo de berço pode ser usado desde o nascimento do seu filho até aproximadamente um ano de idade.
É fundamental entender as diferenças — assim como ocorre com os diferentes tipos de carrinhos — e vantagens desse produto para decidir se você precisa de um modelo desses, já que a segurança do seu filho dependerá da estrutura em muitos momentos.
Para que você conheça e entenda mais particularidades do berço portátil, confira quando vale a pena ter um berço portátil e como escolher o mais adequado para o seu pequeno. Boa leitura!
Para que serve um berço portátil?
O berço portátil serve perfeitamente para famílias que viajam muito com o bebê e querem proporcionar conforto e segurança onde forem. Caracteristicamente, eles têm o tamanho bem semelhante ao de um berço convencional, mas com os fundos baixos e laterais vazadas — que são algumas das características que auxiliam a flexibilidade e praticidade do produto.
Existem modelos que podem ser acompanhados de uma suspensão e colchão para não prejudicar as costas dos pais ou de quem carregará o berço, bem como manter a qualidade do sono dos pequenos. Vale ressaltar que essas estruturas são indicadas para longas noites de sono do bebê, sendo ideais para cochilos.
Assim, esse produto é indicado em casos que:
- Os pais viajam muito;
- Há a necessidade de deixá-lo em outros locais, como casa dos avós, tios e demais responsáveis;
- É preciso deixar o bebê nos primeiros meses de vida por perto enquanto se realizam as atividades de casa;
- O bebê já está na fase de sentar e brincar, garantindo uma estrutura que ofereça mais segurança.
Portanto, se você precisa manter o seu pequeno por perto, viaja muito ou constantemente tem a necessidade de deixá-lo com outras pessoas e em outros locais, o berço portátil pode ser a opção certa para facilitar muito a sua vida!
Já que estamos falando de papais que viajam muito, o que acha de conferir bebês-conforto e cadeirinhas para auto para o seu filho?
Quais são as vantagens do berço portátil?
Se você ainda está em dúvida entre comprar ou não um berço portátil, é fundamental que conheça as vantagens desse produto. Confira, portanto, os quatro principais benefícios que esse tipo de produto pode oferecer para a sua família:
1. Segurança
Os berços portáteis são cercados e apresentam telas assim como modelos convencionais. Dessa forma, mesmo se tratando de um equipamento geralmente mais leve, o risco dele cair do berço é praticamente nulo, considerando que o equipamento não deve ceder caso seja utilizado da maneira correta e até o primeiro ano de vida da criança.
E para garantir que a estrutura é, de fato, segura, fica a dica para conferir sempre que o produto é licenciado, possuindo o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). Sendo assim, não compre nenhum tipo de acessório de origens duvidosas para o seu filho.
2. Praticidade e mobilidade
Como o próprio nome já indica, o berço portátil é bem fácil de ser transportado. Esses produtos são produzidos com plásticos e acolchoados compostos por materiais maleáveis, leves e de limpeza rápida, permitindo adaptação a qualquer tipo de ambiente.
Por serem pequenos, os berços portáteis podem ser facilmente transportados e carregados, levando em conta opções estruturadas em encaixe ou com partes dobráveis que tornem a peça mais compacta. Essa mesma praticidade deve ser explorada, também, para que o berço seja facilmente estabelecido em qualquer lugar!
3. Conforto para o bebê onde for necessário
O conforto é, ao lado da segurança, o principal aspecto a ser considerado na escolha de qualquer berço. Este importante conceito deve seguir em alta mesmo frente aos modelos transportáveis, já que um berço portátil de qualidade é capaz de atrelar toda sua praticidade enquanto mantém excelente nível de qualidade e conforto.
Do colchão ao forro que encobre a estrutura, nada melhor para uma boa soneca do que contar com a maciez de um bom estofado, de preferência que seja anatômico para se adaptar ao corpo do bebê da melhor forma possível.
4. Possível função Montessoriana
Uma função paralela à estrutura focada no descanso infantil é a capacidade dos berços portáteis serem utilizados para estabelecer espaços para brincadeiras e atividades com conforto e segurança.
Com seu colchão mais próximo ao solo, um berço portátil pode se tornar o espaço ideal para que a criança fique próxima de algum responsável e brinque até o sono chegar.
E nesse contexto cresce a importância de priorizar um modelo de berço que, além de portátil, apresenta funções do método montessoriano. Esse conceito estimula a autonomia da criança, permitindo que ela interaja com o berço, precisando cada vez menos dos pais, com o devido espaço e apoio para encontrar as posições em que se sentir mais confortável na estrutura.
Cuidados ao avaliar a segurança do berço portátil
O primeiro ponto a ser avaliado ao comprar um berço portátil é a certificação do INMETRO, como indicamos acima. Produtos que não apresentam o selo ou não são licenciados por esse instituto podem apresentar riscos maiores de acidentes. Sendo assim, procure por essa certificação no produto e sempre compre em lojas ou e-commerces de confiança.
E para garantir que o seu pequeno fique seguro tanto no transporte quanto durante o sono, é importante verificar se não há passagem fácil para o bebê, se o colchão é fixo e se não existem riscos de asfixia.
A estrutura deve ser bem firme, não dobrando facilmente e nem mesmo criando um V nas dobradiças quando for aberto, observando se a estrutura central não tomba para os lados.
Também é importante prestar bastante atenção à existência ou não de lascas de materiais, tintas e acessórios soltos no berço, como telas ou redes grandes demais, uma vez que peças podem ser engolidas ou causar asfixia no pequeno.
Certifique-se de que a cabeça do bebê esteja sempre descoberta durante o sono e que os pezinhos se mantenham encostados nas laterais do berço. Dessa maneira, evita-se que o pequeno sofra de asfixia e escorregue para baixo das cobertas.
Agora você sabe tudo o que precisa sobre os berços portáteis, produtos práticos e funcionais para acomodar crianças que estejam em traslados frequentes, sejam eles maiores ou menores.
No entanto, é preciso ter bastante cuidado durante a avaliação e compra do produto, optando, sempre, por empresas sérias e aprovadas no mercado.
Para seguir acumulando conhecimento sobre equipamentos de transporte e acomodação infantil importantes, siga no Blog da ABC Design para aprender sobre as principais diferenças entre cadeirinha e bebê-conforto. Tudo para que você conte com o produto certo para transportar seu filho com toda a segurança e aconchego do mundo.
Até o próximo post!