O brincar, para as crianças, além de ser uma prática divertida, é uma fomentadora importante da comunicação, conhecimento e percepção do mundo. É durante o brincar que o bebê consegue desenvolver características significativas para o desenvolvimento infantil, por exemplo, a autonomia.
Brincar não é simplesmente uma atividade de entretenimento, pode ser considerado uma ferramenta essencial para o aprendizado e crescimento das crianças: é com a ajuda dela que o bebê consegue entender o seu dia a dia, interagir com outras crianças e se entreter com objetos (brinquedos) visando aprimorar o sentido sensorial.
Nesse post, a ABC Design Brasil explicará a importância da brincadeira na educação infantil, siga lendo para saber mais!
O que é o brincar na educação infantil?
Para a educação infantil, o brincar é uma das maneiras de estimular o desenvolver habilidades, raciocínio e análises sobre o mundo.
A educação infantil deve trabalhar para proporcionar lugares onde as crianças possam brincar, manusear e interagir com objetos: o mundo lúdico ajuda as crianças a desenvolverem sua identidade e começar a entender as “regras” da sociedade geral.
Porém, existe uma diferença entre a brincadeira livre e as atividades estruturadas. Todas as recreações são importantes para o desenvolvimento da criança, entretanto, brincar mantendo os métodos educacionais é uma alternativa muito válida!
Veja a diferença entre as duas atividades:
1. Brincadeira livre
A brincadeira livre, basicamente, é aquela que não é direcionada pelos adultos: a criança começa a brincar, seja sozinha (com a companhia ou não de brinquedos) ou outros objetos sensoriais, por livre e espontânea vontade. Ou seja, são elas que decidem, como, quando e com o que irão brincar.
É exatamente nessa liberdade do brincar livre que as crianças desenvolvem a autonomia, ponto fundamental para o seu futuro.
2. Atividades estruturadas
Por sua vez, as atividades ou brincadeiras estruturadas são direcionadas às crianças pelos adultos: por exemplo, dar um quebra-cabeça de formas geométricas para os pequenos e incentivá-los a montar as peças, visando desenvolver alguma aptidão específica, como habilidades sociais, ciências exatas ou a alfabetização.
Aqui, o adulto tem o papel de mediar os sentidos da criança para impulsioná-la ao desenvolvimento por meio de brincadeiras estimulantes.
A importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo
O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças, uma vez que estimula a curiosidade e a exploração do mundo.
Quando os pequenos se envolvem em brincadeiras, elas aprendem a resolver possíveis problemas que podem acontecer e experimentar soluções diferentes para esses obstáculos.
Aliás, quando os bebês criam cenários e personagens imaginários durante as brincadeiras, isso passa a estimular a criatividade!
Brincadeiras que ajudam o desenvolvimento infantil
Como já dito anteriormente, tanto a brincadeira livre quando a atividade estruturada são beneficiais à criança. A seguir, vejamos algumas brincadeiras da educação infantil essenciais para os pequenos:
- Esconde-esconde: a brincadeira existe a séculos! O esconde-esconde trabalha muitos campos do desenvolvimento infantil, como o individualismo, a percepção e a movimentação do corpo;
- Vivo ou morto: um clássico da criançada, o jogo é elaborado por meio de comandos, de maneira rápida ou lenta, e ajuda a desenvolver a atenção, agilidade, percepção e as habilidades motoras;
- Quente ou frio: o quente ou frio é perfeito para apresentar o tato às crianças, já que nessa brincadeira um dos pequenos deve ficar vendado e precisa procurar pelos outros com comandos de voz e com o toque;
- Pega-pega: outra brincadeira muito antiga, a criança deve fechar os olhos e contar enquanto as demais se escondem, depois da contagem, a criança deve correr atrás das outras que, por sua vez, tem o objetivo de não serem pegas. Essa brincadeira desenvolve a agilidade e a coordenação motora;
- Jogo de adivinhação: nessa brincadeira, as mímicas devem ser as protagonistas para incentivar as crianças a descobrirem do que se trata a imitação. A adivinhação estimula a compreensão e a imaginação.
Como os responsáveis podem incentivar o brincar
A participação da família nas brincadeiras das crianças é fundamental, uma vez que isso estimula a liberação de serotonina: é nesse momento que os pais devem ser positivos e transmitir isso para os pequenos, os deixando mais felizes e alegres.
Quando os responsáveis questionam sobre as atividades realizadas na escolinha, além de incentivar o interesse por outras atividades, isso torna a educação infantil mais significativa.
Surpreendentemente, quando os pais incentivam os filhos a se envolverem nas atividades e brincadeiras propostas pela escolinha, as crianças vão para o lugar com mais disposição, motivadas a praticar as atividades para impressionar os próprios pais!
A importância do brincar, seja por iniciativa própria ou por direcionamento dos pais, auxilia na educação infantil e pode ser responsável por diversos benefícios para as crianças. O brincar não se trata apenas de diversão, é uma atividade que estimula a criança a conhecer o seu lugar no mundo!
Ao colocar todos esses ensinamentos em prática, a educação infantil contribui, não apenas para o crescimento individual do pequeno, como também para a formação de um futuro cidadão resiliente e funcional.
Se você gostou do post, siga a ABC Design para descobrir mais conteúdos como esse! Agora que você já entende a importância da brincadeira na educação infantil, que tal entender a importância do brincar e do conversar com o bebê?
Até o próximo post!