Após passar os seis primeiros meses de vida recebendo todos os nutrientes e vitaminas necessários através do leite materno, chega a hora do bebê começar a experimentar outros tipos de alimento. O momento pode ser um pouco angustiante especialmente para pais de primeira viagem que costumam ficar preocupados com a possível rejeição da criança a novos sabores e texturas.
Introduzir alimentos ao bebê
Uma maneira simples de fazer com que a criança aprenda a mastigar e consumir diferentes alimentos é adotar a “regra dos 15”, ou seja, insistir até 15 vezes para que o bebê aceite a nova comida. A oferta deve ser feita em dias alternados e, se possível, mudando a preparação do prato, transformando o alimento em purê, papinha, misturado com outros sabores, para que o pequeno experimente as diferentes texturas de determinado ingrediente.
É normal ainda que neste período a criança cuspa o alimento quando recebe a colherada, mas é importante não desistir de oferecer a comida, já que pode se tratar inicialmente do antigo hábito de realizar com a língua o movimento de sucção, comum durante a amamentação. Se após oferecer o alimento 15 vezes o bebê ainda assim recusá-lo, desista deste e tente com outro tipo de comida.