O choro é a maneira que o bebê tem de se comunicar, já que ainda não sabe falar. “Seja porque tem fome, quer colo ou apenas está cansado da posição que se encontra, é o único jeito de obter ajuda para o que ele precisa”, explica a pediatra Daniela Miranda, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo. Ainda assim, toda mãe costuma ficar ansiosa quando o filho começa a berrar. Saiba que alguns bebês, de fato, são mais irritados que outros. É uma questão de personalidade, segundo a especialista. Às vezes, parece até que choram “sem motivo”. “É importante discutir com seu pediatra se não há nenhum outro sinal de patologia clínica que possa estar gerando este choro excessivo. Descartada esta possibilidade, vale arrumar maneiras de atenuar a situação”, afirma. Geralmente, à medida que cresce, a criança aprende outras formas de dizer o que quer e a necessidade de chorar diminui. Até lá, a especialista dá cinco dicas para acalmar o seu baby – e você também, por tabela! #ConfieNoSeuJeito
1) Mantenha a calma
Parece óbvio, mas faz TODA a diferença. O estado emocional dos pais pode piorar a situação, deixando o bebê ainda mais choroso. “Se estiver difícil suportar, tente deixa-lo um pouquinho com alguém de confiança. Assim, você tem uma pausa para se acalmar”, aconselha a pediatra Daniela. E não se esqueça sempre de se lembrar que essa fase vai passar, ok?
2) Cante para ele
Não é à toa que as canções de ninar fazem sucesso há gerações: cantar para acalmar o bebê funciona mesmo. Outra sugestão da pediatra é colocar ruídos como o som de um radio fora do ar ou o barulho de um aspirador de pó para ele ouvir. “São sons que remetem ao liquido amniótico dentro do corpo da mãe, acalmando-o”, ensina.
3) Dê um banho de água morna
Pode ser a melhor alternativa para relaxar o seu baby depois de um dia agitado, com muitas visitas ou passeios, por exemplo. Nós do It Mães testamos – e aprovamos – o Sabonete Líquido Hidratação Enriquecida Baby Dove para esse momento de vínculo entre você e o seu filho.
4) Faça um “rolinho” com o bebê
Isso mesmo! A técnica usada por nossas avôs consiste em enrolar o recém-nascido em uma manta ou toalha, aconchegando o pequeno no colo em seguida. Ele para de chorar na hora! Parece mágica? A explicação, de acordo com a pediatra Daniela, é que essa posição relembra o bebê do ambiente uterino.
5) Fique atenta à rotina
“O sono do bebe é influenciado pelas rotinas estabelecidas pelos pais para a hora de dormir”, diz a pediatra. Melhor, portanto, estar sintonizada com as necessidades de sono e ritmo diário próprio do seu bebê, estabelecendo horários regulares tanto para dormir (seja de dia ou de noite) quanto para comer e até brincar. Além de deixá-lo mais seguro, pois ele sabe o que esperar ao longo do dia, o fato de comer e dormir o necessário resulta “uma criança menos chorosa e irritada, diminuindo o choro ao longo do dia”, conclui a especialista.
Fontes:
https://itmae.uol.com.br/baby-and-kids/5-dicas-para-acalmar-o-bebe