Bebê conforto virado para frente: posso utilizar?

O bebê-conforto é um item de enxoval essencial para deslocar os bebês — especialmente recém-nascidos — nos passeios a pé ou dentro do carro com segurança, uma vez que eles ainda não têm sustentação ou controle sobre o próprio corpo.

No carro, o sentido no qual o bebê-conforto fica virado é motivo de discussão entre as mães. Afinal, se os pais estão nos bancos da frente, não conseguem ver o que o bebê está fazendo, e deixar o pequeno olhando para o banco deixa as mães preocupadas.

Apesar dos questionamentos, a lei estabelece que os bebês devem viajar de costas para o volante, e existe uma explicação lógica para isso. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

mulher ajustando criança no bebê conforto

Bebê-conforto virado para frente: o que a Lei diz?!

Até o ano de 2008, não havia uma orientação sobre o uso dos bebês-conforto no transporte das crianças. Por isso, muitos bebês e crianças eram transportados com pouca ou nenhuma segurança na época.

Em 2008, foi lançada a Resolução 277 do CONTRAN, conhecida como Lei da Cadeirinha. Uma lei que determinou regras como o uso obrigatório do bebê-conforto e das cadeirinhas para auto para garantir o transporte seguro dos bebês.

Segundo ela, o bebê-conforto deve ser preso ao banco pelos cintos do carro e virado contra o movimento, ou seja, com o bebê de costas para o banco do motorista. Essa é uma posição preventiva e que pode salvar vidas.

Com o bebê conforto virado para trás, a coluna, o pescoço e a cabeça do bebê ficam mais firmes no equipamento de transporte e diminui os riscos de fraturas e de morte em freadas bruscas e acidentes, que tendem a projetar o bebê para frente.

Aproveite e confira nosso post que ensina como usar o bebê conforto da forma correta!

Quando posso colocar o bebê-conforto virado para frente?

A regra que estabelece que os bebês devem ficar virados contra o movimento no bebê conforto. O equipamento utilizado para transporte só pode ser virado a partir de 1 ano de idade completo do bebê, ou o alcance dos seus 13 quilos. Ou seja:

  • De 0 meses até 1 ano de idade ou 9 kg, o bebê-conforto deve ser fixado no banco com a criança de costas;
  • Entre 1 e 4 anos, uma criança entre 9 e 13 kg deve trocar o bebê-conforto por uma cadeirinha e usá-la virada para a frente;
  • Dos 4 aos 7 anos, as crianças devem utilizar um assento elevado para transporte;
  • Dos 8 aos 10 anos, as crianças devem ser transportadas exclusivamente no banco de trás, utilizando o cinto de segurança.

Por que o bebê-conforto não pode ficar virado para frente?

Para garantir a segurança do bebê em possíveis acidentes de carro. Considerando o risco de impacto e acidentes, simulações apontaram que, em caso de impactos, a tendência é que o corpo dos bebês sofra o efeito “chicote”, que é o movimento que impulsiona o corpo dos pequenos para a frente e depois o puxa para trás.

E acontece que, antes dos 9 kg, os bebês não têm estrutura corporal para suportar um impacto desses. A coluna e o pescoço de um bebê recém-nascido são muito sensíveis antes do seu primeiro ano de vida, e, por isso, as lesões em um caso de acidente com o bebê-conforto virado para a frente nesse período seriam muito graves, ou até fatais.

Inclusive, o pescoço do bebê é tão sensível nos seus primeiros meses de vida que eles não suportariam, até mesmo, impactos menores do que uma batida de carro.

homem ajustando criança no bebê conforto

Pode colocar o bebê-conforto no banco do meio?

Na maioria dos casos, o bebê-conforto pode e deve ser instalado no banco traseiro do meio do veículo, se o assento for equipado com um cinto de três pontos. Afinal, no banco de trás, os bebês estão cerca de 24% mais protegidos de impactos.

Por fim, lembre-se de não instalar o bebê-conforto em assentos com airbag, e, se instalar, você deve desligar o sistema.

Importante: o bebê conforto não pode ser instalado em assentos com airbags! Neste caso é preciso desligar o dispositivo para evitar que, em um impacto forte, a bolsa infla e machuque a criança.

O que não fazer com o bebê-conforto?

Em primeiro lugar, jamais instale o bebê-conforto virado a favor do movimento do carro para um recém-nascido usar, sempre contra!

Não instale o bebê-conforto nos bancos dianteiros, essa opção só é permitida por lei para veículos que não tem os bancos traseiros como camionetes e picapes. Mas vale lembrar que não é a maneira mais segura.

E, para usar o bebê-conforto fora dos veículos, evite deixá-lo em lugares altos, sem supervisão. O equipamento pode cair e causar um acidente grave.

Criança sentada em bebê conforto

Gostou das dicas? Esperamos que sim! Compartilhe o post com aquela mamãe que precisa ver isso! Aproveite para complementar a leitura de hoje conferindo nosso post com 5 dicas para a primeira viagem com o bebê!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

2 comentários em “Bebê conforto virado para frente: posso utilizar?”

Deixe um comentário