Você sabia que as gestantes não podem tomar alguns chás? Pois é… apesar de ser, geralmente, natural, alguns chás são perigosos, podendo afetar o desenvolvimento do bebê.
Para te ajudar a ter uma gestação tranquila e saudável, hoje o blog da ABC Design trouxe uma lista de chás que devem ser evitados durante a gravidez, mencionando os possíveis efeitos de cada um, vem conosco!
Conheça os principais chás que grávidas não devem consumir
Se você está grávida, veja os principais chás que devem ser evitados!
1. Chá de canela
O chá de canela é um dos mais famosos por seu efeito abortivo. A especiaria é um estimulante e termogênico que aumenta a circulação e toda a temperatura do organismo, causando também contrações musculares no corpo inteiro, incluindo o útero.
Dessa forma, a menstruação costuma ser estimulada ou, no caso de grávidas, o aborto acontece devido às contrações intensas. Mesmo em quantidades muito baixas, não é indicado o consumo do chá.
2. Chá de hortelã
O chá de hortelã precisa ser evitado na gestação por dificultar a produção do leite materno.
O mais indicado é evitar a bebida durante todo o período de gravidez e amamentação e conversar com o nutricionista para saber quando você poderá consumir novamente a bebida.
3. Chá de boldo
O ascaridol, uma substância presente no chá de boldo, pode aumentar as contrações uterinas e causar dores abdominais, bem como sangramentos.
Ainda há a chance de malformação ou ocorrer um aborto. Por mais que o boldo seja uma das principais plantas medicinais mais usadas para fortalecer a imunidade, é fundamental evitá-lo na gestação.
4. Chá preto, verde, branco, mate e banchá
Chás que possuem alto teor de cafeína não devem ser ingeridos pelas gestantes, uma vez que pode aumentar os batimentos cardíacos.
É indicado evitar principalmente no começo da gestação, que é quando o bebê está se formando e precisa de todos os nutrientes e cuidados necessários para crescer forte e saudável.
5. Chá de carqueja
O chá de carqueja pode causar contrações uterinas que podem resultar em quadros abortivos.
Ela também deve ser evitada durante a amamentação, pois pode passar pelo leite materno e causar problemas de saúde ao bebê.
Além dos cuidados com as escolhas das bebidas, a gestante também deve evitar comer alguns alimentos durante a gestação, veja aqui quais são eles!
Quais chás as grávidas podem tomar?
Há o suchá de abacaxi com coco que é uma excelente opção para consumir durante os dias, principalmente em épocas mais quentes como o verão.
Ele não contém nenhuma propriedade abortiva ou que faça mal ao bebê, pelo contrário, as duas frutas possuem excelentes vitaminas e minerais essenciais. Prepare em casa esta receita refrescante com os seguintes ingredientes, confira:
- 200 ml de água;
- 100 ml de água de coco;
- 2 tiras casca de abacaxi;
- 1 maçã pequena.
Corte o abacaxi, pegue as cascas e coloque em uma panela com água para deixar ferver por 8 minutos. Em seguida, coe e faça a separação do chá porque o mesmo deve ser posto no liquidificador e batido junto da água de coco e maçã com casca. Quando estiver pronto, sirva gelado e inclua cubos de gelo.
Outras opções de chás que podem ser consumidos durante a gestação de forma segura é aqueles preparados com:
- Folha de framboesa;
- Gengibre;
- Hortelã-pimenta;
- Erva-cidreira;
- Maçã;
- Laranja;
- Limão;
- Camomila;
- Erva-doce;
- Alfazema;
- Lavanda;
- Capim-limão.
Quais outros tipos de bebidas devem ser evitados na gravidez?
Além de alguns chás, existem outras bebidas que devem ser evitadas durante a gravidez, sendo
- Bebidas alcoólicas;
- Café e energéticos, devido à cafeína.
Refrigerantes e sucos de caixinha não são proibidos, porém, é interessante consumir moderadamente devido à quantidade de substâncias industrializadas.
É proibido tomar chá na gravidez?
Não é necessário abdicar da bebida, basta ter atenção nos ingredientes que fazem parte do chá. O indicado é que você evite-os no primeiro trimestre da gestação e também no período final.
O recomendado é consultar um profissional para indicar a dieta ideal para a mamãe e para o bebê.
Grávida pode tomar chimarrão ou tereré?
De acordo com uma matéria publicada na FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS), chimarrão e tereré podem causar problemas na gestação. Mas é sempre válido conversar com o seu médico.
Quando a grávida pode voltar a tomar chá?
O recomendado é que a ingestão volte quando a amamentação for encerrada e, claro, quando o seu médico autorizar a retomada dos chás para a rotina.
Existem diversas bebidas saudáveis que você tem liberdade de ingerir diariamente, como os sucos naturais feitos com frutas frescas. Você pode fazer preparos diferentes que incluem suco de laranja com cenoura, ou beterraba com laranja e que são opções igualmente saborosas e saudáveis!
E se você é daquelas que sempre se preocupa em cuidar da sua beleza, veja quais são os cosméticos que são seguros para usar na gravidez e continue acompanhando o blog da ABC Design para mais conteúdos do mundo materno!