4 dicas de como preparar a casa para a chegada de bebês

Desde as primeiras tentativas de engravidar, passando pelo período gestacional, a aplicação de vacinas para a saúde de mãe e filho até a chegada do bebê, todos os momentos devem ser extremamente especiais e seguros para o casal e a família.

Haverá muito amor, felicidade e um sentimento de carinho enorme. No entanto, uma coisa é certa: a rotina não será mais a mesma!

Os horários, pelo menos no início da adaptação, serão bem bagunçados e de acordo com o sono do seu filho. Além disso, a sua casa também precisará passar por algumas reorganizações para que a criança não sofra nenhum tipo de acidente ou, então, desenvolva alergias.

Para lhe ajudar nessa tarefa, o blog da ABC Design preparou algumas dicas de como preparar o ambiente para a chegada do bebê.

Acompanhe!

4 pontos importantes para se considerar na chegada de bebês

Praticidade e conforto é tudo o que você e o seu filho precisarão. Afinal, o momento será de adaptação para ambos. O mercado da maternidade tem novidades o tempo todo. São brinquedos, objetos que estimulam o desenvolvimento infantil e enxovais lindos que, quando vemos, já queremos logo comprar.

Entretanto, é preciso distinguir o que é somente bonito e está na moda, daquilo que é realmente prático, confortável e que lhe ajudará no dia a dia.

Priorize praticidade e conforto ao receber o bebê, escolhendo itens funcionais em vez de apenas estéticos.

Então, a linha de pensamento a ser seguida é a de não comprar roupinhas, brinquedos ou móveis se eles não oferecerem praticidade. Sendo assim, desde o momento da decoração da sua casa e do quartinho do bebê, até a escolha das roupinhas, tenha isso em mente.

E esse processo deve se estender aos demais aspectos de organização do seu lar, passando pelos processos de limpeza e proteção que podem influenciar direta ou indiretamente no bem-estar do seu filho.

Confira no post mais detalhes sobre como tomar esses cuidados!

1. Tire sempre que possível a poeira de casa

Todo recém-nascido é frágil. O sistema imunológico e as demais defesas ainda não estão totalmente desenvolvidas. O corpo do seu filho estava na barriga, protegido de qualquer tipo de agente externo e, de repente, está exposto a inúmeros micro-organismos estranhos.

Assim, se ele tiver contato com muitos agentes de uma só vez, poderá adoecer, porque o organismo não terá forças para combatê-los. Então, certifique-se de que não há o acúmulo de poeira em diferentes lugares:

  1. Descarte objetos que possam causar alergias, como os travesseiros, os tapetes e os ursinhos de pelúcia mais antigos;
  2. Substitua-os por modelos antialérgicos e antiácaros para evitar qualquer tipo de proliferação indesejada de micro-organismos;
  3. Limpe o quarto todos os dias, preferencialmente sem varrer — o que pode levantar mais poeira;
  4. Utilize panos úmidos no chão e nos móveis.

Outra dica importante que pode ser feita é ficar atento quanto a vazamentos ou infiltrações que possam causar mofo, problemas que também trazem ácaros e demais micro-organismos indesejados para o ambiente.

Conheça também as 5 doenças mais comuns na infância — como é o caso da bronquite, problema respiratório que é agravado por poeira, pelos e ácaros.

2. Reorganize produtos de limpeza e medicamentos

Os medicamentos e os produtos de limpeza também são itens que merecem atenção redobrada, já que podem causar muitos acidentes domésticos sérios. Por costume, deixamos frascos e cartelas de remédios no banheiro ou no balcão da cozinha, não é mesmo?

Saiba que esse é um hábito que precisa mudar com a chegada do bebê! Vale uma atenção especial tanto na organização física dos espaços em que esses itens se encontram quanto na escolha do que for possível substituir por alternativas mais seguras:

  1. Armazene medicamentos e produtos de limpeza em recipientes muito bem fechados;
  2. Coloque-os em prateleiras altas ou que possuam portas e demais “barreiras” que impeçam seu filho de mexer neles;
  3. Sobretudo no caso dos produtos de limpeza, não use embalagens de bebidas e alimentos para armazená-los;
  4. Ainda sobre os itens de limpeza da casa, substitua os produtos de cheiros fortes e composições químicas pesadas por alternativas inodoras e menos agressivas.

3. Mantenha objetos perigosos bem longe

Como dissemos, tudo será novo após a chegada do bebê, tanto para ele quanto para você e seu parceiro. A criança terá um mundo inteiro de novas sensações e objetos para explorar e, com isso, começam a aparecer os riscos.

Durante o seu momento de adaptação, será preciso mudar alguns hábitos, como a organização e a armazenagem de itens perigosos.

Veja o passo a passo de como fazer:

  1. Instale travas nas gavetas, principalmente nas da cozinha e nas demais que possam contar com objetos pesados, cortantes e perfurantes;
  2. Use enfeites de vidro somente em prateleiras altas e em estruturas que não tenham nenhuma chance de serem alcançadas pelas crianças;
  3. Durante a limpeza, dê sempre uma atenção especial a pequenos objetos que possam ter caído no chão — como moedas e tampas de caneta — que possam oferecer risco de engasgo ou machucados;
  4. Use protetores de tomadas para evitar acidentes com eletricidade;
  5. Proteja quinas de móveis e similares que não possam ser substituídas com protetores macios e em formatos mais arredondados.

4. Escolha itens e materiais adequados para o quarto do bebê

A decoração do quartinho é um momento muito especial. Ele é delicadamente planejado e, durante essa preparação, todo cuidado é pouco! Então, além da aparência e da beleza, os itens e os materiais devem ser seguros para o seu filho.

Prefira:

  1. Instalar grades ou redes de proteção;
  2. Pintar paredes e móveis com tinta atóxica;
  3. Contar com pisos antiderrapantes;
  4. Comprar móveis sem quinas;
  5. Escolher cortinas sem cordões ou pingentes;
  6. Contar com luzes suaves e confortáveis no quarto.
Para o quarto do bebê, priorize segurança e conforto: instale proteções, use tintas atóxicas, escolha móveis sem quinas, cortinas seguras e luzes suaves.

A chegada do bebê é um momento que pode causar muitas dúvidas para as mamães e para os papais de primeira viagem, exigindo grandes adaptações e atenção redobrada!

Então, além de todos os cuidados na gravidez, certifique-se da segurança e da limpeza da sua casa para que você tenha uma criança saudável, brincalhona e que trará muito amor para o seu lar.

Continue no blog da ABC Design para garantir ainda mais dicas valiosas de cuidados especiais com bebês, como aspectos referentes ao transporte seguro de crianças no carro.

O bebê conforto pode ser usado virado para frente? Essas e muitas outras perguntas são respondidas em nossas páginas!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário