Conheça a origem e a importância do Dia da Gestante

A cultura de celebração que se estabeleceu em torno do Dia das Mães desde sua origem não somente é merecida, como também se tornou uma forte tradição no calendário de uma família unida, visando valorizar sempre o importante papel materno.

Mas fato é que esse conceito também deu luz ao cuidado e à atenção especial que a mulher gestante exige durante um período tão especial, já que apesar de celebrarem o Dia das Mães mesmo antes do bebê nascer, elas continuam passando por exigências físicas e mentais intensas.

E para não somente comemorar, mas reforçar as redes de apoio disponíveis para as mulheres grávidas, esse post exclusivo da ABC Design te apresenta os conceitos por trás do Dia da Gestante, justificando a importância da sua promoção e divulgação.

O que é o Dia da Gestante?

O Dia da Gestante, celebrado no dia 15 de agosto de cada ano, é uma data especialmente dedicada não somente a homenagear as mulheres grávidas do Brasil, mas também que visa conscientizar a sociedade de todos os suportes e cuidados que as gestantes precisam durante o desenvolvimento da criança.

Por que 15 de agosto é o Dia da Gestante?

O dia 15 de agosto foi escolhido como o Dia da Gestante por ser também a data separada pela igreja católica para homenagear Nossa Senhora da Assunção, considerada um símbolo de maternidade e proteção por parte dos fiéis, o que foi fortemente associado às gestantes.

O que o Dia da Gestante promove?

Conforme já mencionado, o Dia da Gestante apresenta um forte papel simbólico de conscientização social, trazendo no dia em específico, na semana ou mesmo em todo o mês, um destaque especial aos cuidados clínicos e terapêuticos que giram em torno de um período de gravidez.

Confira mais detalhes a seguir!

1. Promoção ao pré-natal

Talvez o principal ponto de destaque das campanhas de Dia da Gestante seja a promoção e conscientização da importância do pré-natal, o indispensável acompanhamento médico da gestação, visando monitorar a saúde tanto da mãe quanto do filho durante o período de gravidez.

E o incentivo vai além do lembrete da importância da manutenção das consultas — indicadas para ocorrer mensalmente até o sétimo mês e, depois, em maior frequência até o parto. Durante o período próximo ao Dia da Gestante, muitas campanhas de iniciativa pública ou privada visam facilitar o acesso das futuras mães aos exames necessários e auxiliar no que for necessário para que o ciclo de acompanhamento seja completo.

No escopo tradicional do pré-natal, destacamos as rotinas de exames de sangue, urina e fezes nos três, ultrassonografias e triagens que acompanhem riscos de diabetes, pressão alta e demais problemas de saúde que compliquem a gestação.

2. Suporte psicológico e emocional

Outra ala extremamente importante para se considerar nos cuidados com a mulher grávida e que muitas vezes fica em segundo plano é o suporte psicológico e profissional.

Por diversos fatores, que vão das exigências e mudanças biológicas inevitáveis até as dificuldades que a gravidez traz para o cotidiano, o período de gravidez pode acarretar impactos psicológicos sérios — que caso não sejam tratados como se deve, tem o potencial de prejudicar não somente a gestação, como também toda a sequência da relação da mãe com seu filho.

Dessa forma, o Dia da Gestante também serve como alerta para garantir que as futuras mães terão o devido suporte psicológico ao contarem com consultas, cursos e orientações que promovam questões como planejamento familiar, tratamentos referentes a ansiedades na gravidez e demais cenários de suporte psicológico à gestante.

Veja também: a importância do pai durante a gestação

3. Conscientização sobre direitos e benefícios das gestantes

Parte da importância dada ao Dia da Gestante também se deve ao fato da data especial conscientizar toda a sociedade dos direitos e benefícios que as grávidas podem fazer durante o período de gestação.

Logo, a celebração valoriza e apresenta detalhes importantes de questões como a licença-maternidade, direitos no ambiente de trabalho — como a garantia de estabilidade por, no mínimo, 5 meses após o parto — além de reforçar os mecanismos que garante o acesso gratuito aos já mencionados exames pré-natal e tratamentos de suportes psicológicos.

4. Promoção de hábitos saudáveis

Complementando a rede de apoio que se estende em torno das grávidas, há ainda a possibilidade de promover cursos gratuitos durante o período de celebração do Dia da Gestante — principalmente voltados aos cuidados com a saúde da mulher grávida por meio da promoção de hábitos saudáveis.

É possível encontrar nesse contexto orientação de alto nível sobre uma alimentação saudável durante a gravidez, orientação de exercícios adaptados para serem executados mesmo durante a gestação, dicas valiosas para se garantir boas noites de sono, controle de stress e muitas outras alternativas!

Esperamos que você tenha gostado de mais uma publicação do blog da ABC Design especialmente elaborada para reforçar a importância do Dia da Gestante. Por aqui, reforçamos todo o potencial que a data traz em ações e conscientização de alto impacto no auxílio às mulheres grávidas. Tudo para garantir que o desafio da gestação seja superado com o máximo de suporte possível!

Te convidamos, também, para seguir conferindo os demais posts do nosso blog que apresentam um amplo potencial em te ajudar nos demais aspectos referentes à gestação. Visando oferecer mais conhecimentos importantes durante todo o processo, recomendamos a leitura do material que traz 10 dicas de ouro para lidar com o enjoo durante a gravidez e tenha um incômodo a menos em meio à gestação!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário