A ansiedade na gravidez

a-ansiedade-na-gravidez

Normalmente nós mulheres já somos extremamente ansiosas e quando engravidamos essa situação acaba se agravando um pouco mais. São muitas informações, novidades e transformações acontecendo, e a ansiedade na gravidez acaba sendo inevitável.

Pode ocorrer por diversos motivos e ate mesmo a insegurança de ser uma boa mãe, se saberá cuidar direito e se estava realmente na hora exata de engravidar, esses são motivos típicos que podem trazer muita ansiedade para esse período. O fundamental é respirar fundo, se tranquilizar e tentar ocupar a cabeça o máximo possível para que os maus pensamentos vão para longe.

Sintomas da Ansiedade

É natural a mulher que esta sofrendo com a ansiedade na gravidez sentir uma tensão e um medo exagerado, preocupações com diversas coisas que podem ocorrer durante a gravidez e nascimento do bebê e isso gerar demais transtornos como:

  • Descontrole emocional
  • Palpitação cardíaca
  • Sensação de falta de ar
  • Pensamentos negativos
  • Preocupação excessiva

A ansiedade pode causar total descontrole de pensamentos e ações e piorando em situações criticas de stress causando piora na insegurança da mulher e ocorrendo conflitos psicológicos que devem ser acompanhados por um especialista. Além de todos esses transtornos que a ansiedade na gravidez pode trazer, é comprovado que durante essas crises o ganho de peso pode ainda se elevar. Esse aumento de peso ocorre devido à liberação do hormônio cortisol que ocasiona o acumulo de gordura na região abdominal e faz diminuir a massa muscular. Outro motivo para elevação do peso é que durante crises de ansiedade, a pessoa se dispõe a comer ainda mais, principalmente doces ou alimentos mais calóricos.

Como Superar a Ansiedade na Gravidez?

Existem algumas opções para se tentar controlar as emoções, o nervosismo e a ansiedade na gravidez. Tentar relaxar o máximo possível, ocupar a cabeça e ate mesmo fazer cursos de gestantes são ótimas opções para se trabalhar os medos durante esse período e vencer as questões que incomodam tanto. A prática de exercícios físicos também é uma boa pedida, pois auxilia no controle da ansiedade além de ser um ato benéfico para saúde da mãe e do bebê. A ansiedade em excesso pode causar danos para a saúde do feto, aumentar a pressão arterial da mãe e alguns casos ate mesmo ocorrer parto prematuro devido aos transtornos.

Portanto relaxar o máximo possível, descansar, ter boas noites de sono, praticar exercícios que tenham contato com a natureza e ate mesmo a hidroginástica que faz que todos os músculos do corpo relaxem. Em alguns casos, é recomendado o uso de calmantes naturais, como o suco de maracujá e chá de camomila. A pratica de yoga e pilates também pode auxiliar nesse  processo de controle de ansiedade, fazendo que a mulher aprenda a lidar com sua respiração, conhecer melhor seu corpo e seu funcionamento e assim vencendo todas suas preocupações e conseguindo ter uma gravidez tranquila e saudável.

Alguns alimentos têm efeitos calmantes e ajudam no controle da ansiedade durante a gravidez, como são naturais não oferece nenhum risco à saúde. Como é o caso da alface, que é rico em folato e lactucina que atuam como calmantes naturais no organismo e a maça que é rica em zinco, carboidratos, selênio e fibras que agem de forma poderosa no controle da ansiedade. Os ovos são alimentos recomendados por conter vitaminas do complexo B, niacina e acetilcolina que na falta deles no organismo podem aumentar ainda mais o nível de ansiedade. Por isso é recomendada a ingestão no mínimo 2 vezes por semana. Outro alimento recomendado pelos médicos é o mel, que é responsável pela produção da serotonina que nos causa sensação de prazer e bem estar, controlando os níveis do humor, melhorando a ansiedade.

Mas no caso de ansiedade extrema, onde a rotina e a saúde da mulher já esta sendo afetada o medico deverá ser procurado e se necessário encaminhado para um especialista que indicará medicação especifica para esse período.

Fonte: https://www.trocandofraldas.com.br/ansiedade-na-gravidez-como-lidar-com-ela/

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário