“Eu amo tanto meus filhos que, às vezes, fico sem comer, beber, dormir ou outras coisas necessárias para que eles tenham uma vida mais confortável, melhor. Não estou querendo fazer drama, não é isto, mas alguns dias, quando eles já estão na cama dormindo, eu sento no sofá e me dou conta de que não tive uma refeição decente, ou não tirei um minuto do dia para mim.
O fato de ser mãe torna a minha existência maravilhosa, mas também muito cansativa. As tarefas cotidianas que nós fazemos por nossas crianças são provas do quanto podemos amar essas pequenas criaturas; porém, algumas vezes, as crianças não veem a comida caseira que preparamos, ou uma cama quente, como amor. Assim como qualquer outro relacionamento, a nossa relação com nossos filhos precisa constantemente de ser nutrida e cuidada. Crianças prosperam quando sabem que estão seguras e amadas, elas podem, inclusive, aprender mais e crescer mais fortes quando sentem que têm o suporte da família”.
Enquanto não encontramos nenhuma expressão melhor que “Eu te amo”, podemos recorrer a algumas ações que dizem mais do que as palavras.
Aqui, damos ideias de 20 pequenos gestos que vão dizer aos seus filhos o quanto são especiais para você!
Encontre-os fora de casa
Que tal levar seus pequenos para um restaurante e fazer um happy hour tomando milkshakes?! Esta ideia é bacana para os pais que possuem um bebê em casa e uma criança, que sempre fica mais carente. Ótima ideia para agradá-la.
Encontre-os para almoçar
Uma ideia legal é almoçar com os filhos. Em grandes cidades, é mais difícil almoçar em casa – mas você pode descobrir o horário de almoço das crianças na escola e pegá-las para um almoço em um bom restaurante.
Conte histórias sobre eles
As crianças adoram ver fotos de quando eram bebês. Pegue os álbuns que tiver em casa, aproveite para contar histórias para eles de como eram, o que faziam e o que gostavam quando pequenininhos.
Deixe recadinhos carinhosos para eles
Deixe recados com mensagens de amor para seus filhos. Pode ser em qualquer lugar: na geladeira, em alguma escrivaninha, em suas roupas, na cama e, até mesmo, no travesseiro. Essa é uma ideia legal para quando saímos com os amigos à noite (e sabemos que vamos chegar quando já estiverem dormindo).
Desenhe em seus lanches (da lancheira)
Você já viu alguma notícia sobre pais que desenham ou deixam mensagens nas lancheiras dos filhos? É uma ideia fofa – e não dá trabalho nenhum. Eles vão amar.
Espere por eles ao chegarem da escola
Para alguns pais é difícil, mas não tem nada mais gostoso que esperar os filhos chegarem das escolas na porta e dar um abraço apertado neles. Muitas pessoas já relataram que o abraço da mãe após a escola significou muito mais a elas do que qualquer outra coisa em suas infâncias.
Coloque uma foto engraçada em suas mochilas
Na mochila, no bolso da calça ou da jaqueta: qualquer lugar vale para este gesto de amor e diversão compartilhados. Quando encontrarem uma foto (pode ser a de vocês juntos fazendo uma careta, por exemplo), eles vão se divertir, poder mostrar aos amigos e colecionar!
Faça elogios sobre eles para outras pessoas
Divida com uma turma de pessoas um elogio relacionado ao seu filho – quando ele puder te ouvir. Algumas vezes, eles se sentem desconfortáveis ao ouvirem elogios, mas você pode fazer isso quando não estão no mesmo ambiente (mas irão ouvir você de qualquer forma).
Faça sanduíches divertidos
Não só os sanduíches, mas há diversas maneiras de fazer um prato divertido para as crianças. Invente animais, formas, carinhas… Seja lá o que for! As crianças se divertem e sentem ainda mais vontade de comer aquilo que você preparou a elas.
Tenha uma palavra secreta
Um gestou uma palavra secreta pode ser um código entre você e seu filho. Invente algo que diga “eu te amo”, por exemplo, apenas para vocês entenderem.
Dê um objeto que crie um significado para eles
Não precisa ser um presente, algo de valor. Pode ser uma pedra em forma de coração, um souvenir, algo simbólico que torne simbólico e diga a eles que estão juntos mesmo quando você não está presente.
Escreva um diário com eles
Que tal escrever um diário a muitas mãos com seus filhos? De preferência, inicie em Janeiro, mas pode ser no começo de um mês próximo. As mensagens divididas naquele diário podem trazer belos sentimentos, agradecimentos e histórias incríveis. Lembre-se de agradecer no diário a tudo o que seu filho faz por você.
Escreva Post-it para eles
A rotina de pais e filhos pode, muitas vezes, não coincidir. Por isso, é bom fazer umas mensagens e esparramá-las em lugares que você tenha certeza que seus filhos vão ver pela manhã. Por exemplo: pasta de dente, espelho, em frente a porta etc.
Ignore ligações para ficar com eles
Hoje é fácil ver quem está ligando. Nos celulares, nas binas do telefone… Então, se for algo urgente, você saberá. Fora isso, desligue o telefone, ignore! As crianças vão perceber que você está dando atenção exclusiva para elas.
Assista a algumas aulas deles
É tentador tirar um tempo para você – ou seu trabalho – enquanto as crianças estão em aulas extracurriculares. Mas, eles vão adorar saber que você está lá, assistindo a alguma aula, participando daquele momento.
Ligue para eles quando estão longe
Quando os pais viajam a trabalho ou mesmo a passeio (ou quando as crianças estão viajando de férias ou visitando parentes em fazendas, ou outras cidades), ligue para eles durante o dia. No mínimo, mande mensagens de texto para as crianças saberem que você está pensando nelas e sente saudades.
Desenhe no espelho deles
Lápis de olho, batom, lápis de boca. Seja lá com o que for, aproveite a maquiagem velha, que você não usa e desenhe carinhas, beijinhos ou escreva mensagens carinhosas no espelho do quarto/banheiro de seus filhos.
Lembre-se das coisas que eles gostam
As crianças adoram quando veem que você dá atenção às coisas que elas gostam, pedem, e, que depois, são lembradas e discutidas. Quando elas propõem um tema para a festa de aniversário, por exemplo, e meses depois você cita o pedido… Os rostos delas se abrem de alegria.
Mande cartas a eles
Cartas são pouco usadas hoje em dia. São baratas e fazem a alegria dos pequenos que, acreditem, vão adorar receber uma carta em seus nomes.
Abrace seus filhos
Abrace-os tão forte até reclamarem. Lembre-se de se abaixar quando for abraçá-lo para o laço ser ainda mais forte e completo. Se você só abraça as crianças quando está de pé, eles só vão abraçar suas pernas e você só vai sentir a cabeça delas. É mágico senti-las bem juntinho.