Dentinho do Bebê!

1. A PARTIR DE QUAL IDADE É PRECISO FAZER A LIMPEZA DA BOCA DO BEBÊ?

O mais indicado é fazer a limpeza antes mesmo de os dentes nascerem. Por mais que a dieta do bebê seja somente à base de leite, é importante retirar o excesso que fica estagnado na boca dele para evitar a proliferação de bactérias. O procedimento é bem simples: basta enrolar uma gaze no dedo, embeber no soro fisiológico e passar no interior da boca do pequeno.

2. É PRECISO FAZER ESSA LIMPEZA TODOS OS DIAS?

A limpeza com a gaze não precisa ser feita todos os dias. Como a mucosa da gengiva do bebê é muito fina e delicada, procure fazer somente duas vezes por semana ou quando você vir que há leite estagnado (principalmente depois que ele regurgitou).

3. E SE O BEBÊ SE MOSTRAR IRRITADO COM A LIMPEZA? O QUE FAZER?

Para começar, evite fazer o ritual da limpeza quando ele está com fome ou sono. Observe a rotina dele e perceba em qual momento ele está mais disposto e encaixe aí a hora da faxina – depois da mamada, quando ele acorda. Com o tempo, ele vai se acostumar ao novo hábito.

4. COM QUE IDADE É NORMAL APARECEREM OS PRIMEIROS DENTES?

O nascimento dos primeiros dentes depende muito do estímulo da cavidade oral. Ou seja, quanto mais a criança tentar mastigar ou morder algo, maior vai ser o estímulo para o nascimento dos dentes. Em geral, os primeiros dentes surgem por volta dos 6 meses. Mas, caso os de seu filho não apareçam nessa época, não se preocupe. Em algumas crianças, eles podem começar a despontar por volta dos 10 meses. Caso atrase e a criança complete 1 ano sem que tenha nascido nenhum dente é indicado procurar um odontopediatra para fazer uma radiografia.
5. A CRIANÇA SENTE DOR QUANDO OS DENTES NASCEM?

Sim. O nascimento dos dentes aumenta a sensibilidade dos receptores de dor. No entanto, a maneira como a criança vai reagir à sensação varia bastante. Cerca de três dias antes e quatro dias depois de o dentinho apontar, o bebê pode apresentar uma produção maior de saliva, ficar manhoso, irritado e, em alguns casos, até em estado febril (37 °C). Se esses sintomas se prolongarem por muito tempo após o nascimento do dente, é aconselhável levar a criança ao pediatra.

6. O QUE FAZER PARA AMENIZAR OS INCÔMODOS DE QUANDO O DENTE DESPONTA?

O mais indicado é dar objetos e alimentos que estimulem a mastigação, como mordedores, maçã e cenoura. Isso massageia a gengiva, dando a sensação de alívio e conforto, e acelera o rompimento dos dentes.

7. SE MEU FILHO TIVER 1 ANO E APENAS DOIS DENTES, DEVO ME PREOCUPAR?

Essa é uma questão que costuma dividir opiniões. Para a odontopediatra Claudia Gobbetti, por exemplo, não há com que se preocupar, pois a erupção dos dentes acontece até os 2 anos de idade. Já a odontopediatra Maria Rosângela Jahn recomenda que, em casos assim, a criança seja avaliada por um especialista. Uma radiografia panorâmica – que pode ser feita com a criança no colo da mãe – ajuda a acompanhar a evolução das erupções.

8. É VERDADE QUE ALGUNS ANTIBIÓTICOS PODEM MANCHAR OS DENTES?

Sim. A criança pode desenvolver manchas e placas amareladas nos dentes, pois a maioria dos antibióticos tem o açúcar como um dos componentes para facilitar a ingestão. No entanto, se a escovação for eficaz, o aparecimento dessas manchas pode ser evitado. Por mais doente e manhosa que a criança esteja, não deixe de fazer uma boa limpeza em sua boca. Se as manchas aparecerem, a escovação diária costuma remover os resíduos de açúcar do antibiótico. Se persistirem, leve a criança ao odontopediatra para que ele avalie a razão pela qual as manchas não estão saindo e indique como removê-las. O único antibiótico que pode causar danos permanentes aos dentes é a tetraciclina, porém ela não é mais receitada para crianças em fase de desenvolvimento dos dentes.

Saiba mais dicas na nossa fonte: https://mdemulher.abril.com.br/saude/bebe/como-limpar-os-dentes-do-bebe#9

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário