Quem é mãe (ou pai) sabe o desafio que é ensinar hábitos de higiene para os filhos. Muitas vezes, eles são resistentes. Escovar os dentes, por exemplo, no começo, é um parto. Eles mordem a escova, se recusam a parar quietos, demoram duas horas para ir até o banheiro enquanto você está com a escova em punho, chamando e perdendo a paciência! Mais cedo ou mais tarde, vai ficando mais fácil E a gente não vai desistir nunca de incentivar o hábito porque conhece bem as consequências de dentes mal escovados.
Agora, temos em casa o desafio de inserir mais um hábito na rotina: o da higiene nasal diária. Um hábito novo, que não aprendi na minha infância, justamente por ser uma recomendação fruto de pesquisas recentes e que começa a ser disseminada pelos médicos. Lavar o nariz das crianças todos os dias é recomendação da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. E qual o benefício? Remover impurezas e prevenir doenças, uma vez que a via de transmissão de diversos vírus respiratórios, como o influenza (H1N1), é pelo nariz. Obtive essas informações em uma mesa redonda com pediatras que têm como objetivo disseminar a informação para a população.
Aqui em casa, estou começando a colocar em prática. O Sorine SSC Jato Contínuo (solução de cloreto de sódio a 0,9%), recomendado para a lavagem nasal de crianças e adultos, já está no meu banheiro, do lado da escova de dentes. Como tenho todas as ites – rinite, sinusite… – e neste outono elas já começaram a atacar, uso o spray para dar uma limpada geral. E tenho ficado mais aliviada. Confesso que ainda encontro resistência dos pequenos e uso mais quando eles começam a apresentar algum tipo de coriza. Aos poucos, a gente vai incorporando esse hábito em casa para poder ajudar a família toda a respirar melhor.