A amamentação é um dos maiores desafios quando um bebê nasce, não é mesmo? O leite empedrado é um problema que pode causar medo e incômodo momentâneo.
Pensando nisso, o blog da ABC Design elaborou um conteúdo exclusivo sobre leite empedrado! Saiba o que é, o que acontece, as causas, sintomas e como desempedrar.
Boa leitura!
O que é leite empedrado?
O leite empedrado é a retenção do líquido nos ductos mamários. O bloqueio é responsável por deixar os seios inchados, endurecidos e até mesmo com caroços.
O acúmulo de leite pode acontecer nos primeiros dias de aleitamento. O mais curioso é que nem sempre as mamães identificam o problema — já que ocorrem muitas mudanças no corpo durante a gestação e no pós-parto. Normalmente, percebe-se apenas quando há dores constantes e a não saída do leite.
Veja também: Quando uma gestante começa a ter leite? Explicações e cuidados.
O que causa leite empedrado?
A pega incorreta é um dos principais problemas para leite empedrado — é normal nos primeiros momentos a mãe não conseguir colocar o bebê na posição correta. Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar, como:
- A não amamentação constante;
- Pouco fluxo de leite;
- Demora na amamentação;
- Não remoção do leite;
- Restrição de amamentação.
Quais são os sintomas de leite empedrado?
Entre os principais sintomas, podemos mencionar:
- Dor nas mamas;
- Aumento significativo dos seios;
- Peso na região;
- Edema areolar, o aumento da temperatura na região;
- Nódulos de leite presos nas mamas.
Como desempedrar o leite?
O primeiro passo para desempedrar o leite é amamentar corretamente e regularmente o seu bebê. Isso garante que as glândulas mamárias fiquem vazias. Muitas mães desistem da amamentação porque sentem muitas dores no início ou transformam a experiência em algo negativo.
É válido mencionar que não é comum sentir desconforto no processo, caso ocorra, talvez seja devido à pega incorreta, que precisa ser corrigida.
Porém, há outras opções para ajudar a desempedrar o leite:
1. Amamentação frequente
O Ministério da Saúde explica a maneira correta para amamentar os bebês.
- O bebê precisa estar virado para você, com o corpo apoiado e os bracinhos livres;
- A cabeça do bebê precisa ficar na frente do seio, com o nariz próximo do mamilo;
- O bebê precisa abocanhar o mamilo e aréola, a parte mais escura da mama;
- Deixe seu filho mamar a quantidade desejada.
2. Massagem nas mamas
Na frente do espelho, faça movimentos circulares ao redor dos seios para massageá-los e auxiliar diminuir o bloqueio de leite.
Apoie a mama com uma mão e use a outra para realizar o processo, lembrando de usar movimentos leves para não machucar ou piorar a dor.
3. Compressas mornas
Caso os seios estejam com uma temperatura normal, aplique a compressa morna e deixe por alguns minutos até sentir que o leite começou a sair. Se não funcionar, opte pela compressa fria que faz os ductos se contraírem e esvaziar com facilidade.
4. Sempre retire o excesso de leite
As bombinhas (manuais ou elétricas) evitam o leite empedrado, pois auxiliam na remoção do líquido que ficou preso. Você pode separar a coleta e congelar para servir como alimento para seu filho quando você não estiver em casa.
5. Consulte um especialista em amamentação
Existem consultorias de amamentação que se disponibilizam a ajudar mães com leite empedrado. Ocorre um ensinamento prático sobre o que pode ser feito e o que precisa ser evitado para não haver problemas piores, como a mastite.
É fundamental ressaltar: não tome medicamentos sem a orientação médica — e pesquise muito sobre receitas ou métodos caseiros que promovam a solução do problema.
É possível prevenir leite empedrado?
A ordenha mamária é a melhor maneira de prevenir o leite empedrado corretamente, pois você consegue tirar uma boa quantidade e reservar no freezer para alimentar a criança na sua ausência.
Ao parar de amamentar o leite empedra?
O leite empedrado é uma condição que pode ocorrer também após o desmame.
Isso é mais comum em casos em que a mãe parou de amamentar de forma repentina e o fluxo de leite não estava regulado. O ideal é ir parando de amamentar aos poucos.
O que acontece se não resolver o leite empedrado?
Se o leite empedrado não for resolvido, a mãe pode desenvolver:
- Mastite, uma condição responsável por causar dores nas mamas;
- Inchaços nos seios;
- Vermelhidão;
- E até mesmo febre.
Apesar de ser uma condição conhecida, é fundamental estar sempre alerta. Por isso, recomendamos consultas regulares com o seu médico para evitar o empedramento, garantindo que a criança consiga se alimentar sem nenhum problema!
Lembre-se que, atualmente, é possível encontrar especialistas em amamentação para te auxiliar e mostrar a maneira correta que a pega deve ser feita.
Aqui no blog da ABC Design, você encontra diversas dicas sobre o mundo materno! Aproveite para saber os detalhes da sucção não nutritiva.