Muitas mães querem recuperar a boa forma depois da gravidez, mas ficam com o pé atrás na hora de praticar os exercícios físicos. Isso porque é muito comum ouvirem dizer que praticar atividade física enquanto amamentam pode interferir na produção de leite. A especialista em exercícios pós-parto, criadora do programa de emagrecimento Mamãe Sarada e também mãe do Davi e da Julia, Gabriela Cangussú, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema.
Exercício físico seca o leite?
De acordo com o estudo, o exercício e a amamentação são atividades compatíveis. O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, a saúde materna e o desenvolvimento do bebê. Pelo contrário, as lactantes ativas têm melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar. O importante é que as mães executem os exercícios de forma correta e numa intensidade adequada, sem exageros.
Quando se pode começar a praticar atividade física?
Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias é possível retomar uma rotina de exercícios, começando devagarzinho. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, normalmente, após 60 dias estarão prontas para voltar à ativa. Mas é importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.
Quanto tempo após os exercícios físicos se pode amamentar?
O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebê contra vírus e bactérias.
É necessário beber mais líquidos?
No treino se perde muito líquido, então é importante hidratar-se bem, principalmente no dia em que se faz atividade física. Os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade.
É necessário usar um top especifico para atividade física?
Durante toda a fase de amamentação, as mamas ficam maiores e mais pesadas. O ideal é que as mamães usem tops de algodão com boa sustentação para os seios e que se certifiquem de estarem bem firmes.
É permitido tomar suplementos durante a amamentação?
Sim, mas nem todos e desde que seja acompanhado pelo seu médico.
Quanto tempo por semana se pode fazer exercícios, sem prejudicar a amamentação?
Os treinos são importantes para o bem-estar, disposição, resistência e para a própria saúde da mãe. Na fase de amamentação, é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos. O ideal é treinar cinco vezes por semana, cerca de 15 minutos por dia.
Quais os exercícios mais indicados para quem amamenta?
Não existem exercícios indicados ou contraindicados para quem amamenta. A mãe pode fazer tudo aquilo que não provoque incômodos ou dores.
É permitido malhar o peitoral?
Sim. Não há contraindicações para isso, a não ser que sinta dores relacionadas ao exercício. A musculatura fica abaixo das glândulas mamarias e não interfere em nada.
Quais cuidados se deve ter durante o exercício?
As mães precisam escutar o corpo. Não é recomendável fazer nada que cause incômodo ou dor. O ideal é sempre treinar em uma intensidade suportável. Outro cuidado importante é se alimentar bem, pois o bebê recebe o que a mãe come. Por último, é importante descansar, manter uma rotina tranquila.