Considerando mudanças hormonais e físicas que o corpo da mulher passa durante a gravidez, é comum que algumas delas afetem o estômago, trazendo à tona os famosos enjoos da gestação.
Além disso, até mesmo o estresse e o nervosismo que a mãe sente ao longo dos dias — com os sentimentos à flor da pele — podem contribuir para que o enjoo se manifeste durante esse período.
De modo geral, é mais comum que os enjoos apareçam no primeiro trimestre da gestação, especialmente pela manhã, e vão diminuindo ao longo da gravidez. Mas existem casos em que eles se manifestam ao longo de todos os 9 meses.
Um sintoma normal, que pode ser contido com alguns hábitos e escolhas simples do dia a dia, olha só como reduzir os casos de enjoo!
1. Aproveite os benefícios do gengibre
Seja em chás, balas ou águas saborizadas, aumentar o consumo do gengibre pode ser muito positivo para os episódios de enjoo na gravidez. Isto porque o alimento possui algumas propriedades que ajudam na digestão — e também podem ajudar a reduzir a irritação da parede do estômago.
Apenas tome cuidado com as quantidades e a frequência na qual ele é consumido. Basta uma pequena quantidade de gengibre ao dia para obter o resultado desejado. O ideal é que você não consuma ele por mais de 4 dias seguidos. E para intercalar, você pode adotar algumas das dicas que vem a seguir.
2. Consuma frutas cítricas
Outra dica bacana é consumir frutas cítricas e seus sucos naturais em temperatura fria. Como limão, laranja, abacaxi e kiwi. Além de fortalecer o sistema imunológico, essas frutas conseguem amenizar as náuseas em contato com o estômago.
De modo geral, é interessante armazenar as frutas na geladeira e dar preferência para o consumo da fruta in natura.
3. Chupe picolé de limão
Seguindo a mesma linha de raciocínio das frutas cítricas, há muitos relatos de gestantes que sentiram melhora no enjoo ao consumir picolé de limão.
Essa é uma forma prática e eficiente de resolver o problema, mas também vale consumir o limão em forma de chá, usar algumas rodelas para fazer uma água saborizada ou uma limonada fresquinha com pouco (ou sem) açúcar.
4. Coma bolacha de água e sal ao acordar
O estômago vazio de uma gestante é um convite aberto para enjoos. Por isso, uma forma de evitar o problema logo ao despertar é deixar algumas bolachinhas de água e sal ao lado da cama, para comer assim que acordar.
É importante fazer isso enquanto ainda estiver deitada e levantar cerca de vinte minutos depois. Tempo suficiente para o estômago trabalhar no processo de digestão.
Além disso, mantenha seu acompanhamento médico durante a gravidez em dia, e peça dicas para o profissional que está te acompanhando.
5. Prefira alimentos gelados
Essa é uma dica que refletirá em todas as outras sugestões da lista; por isso, é muito importante manter ela em mente. Todas as frutas, chás e bebidas indicados vão funcionar melhor contra os enjoos se estiverem gelados.
Isso acontece especialmente com alimentos leves e de digestão simples, como iogurtes e saladas. Afinal, com a gestação, a digestão da mulher tende a ficar mais lenta, então é válido buscar formas de simplificar o processo.
6. Evite longos períodos sem comer
Bom, agora que você já aprendeu que frutas cítricas, alimentos de digestão simples e gelados contribuem para suavizar os enjoos na gravidez, outro ponto a ser lembrado é que o seu estômago não deve passar mais de três horas vazio.
Apesar dessa já ser uma recomendação geral, para as grávidas, ela se torna ainda mais importante. Assim, procure fazer pequenas refeições em intervalos de duas ou três horas.
7. Consuma líquidos somente após as refeições
Apesar de muitas pessoas manterem esse hábito, o consumo de líquidos entre uma garfada e outra é um fator que pode comprometer a eficiência da digestão, deixando as gestantes enjoadas.
Durante a gestação, procure se policiar para consumir bebidas somente vinte ou trinta minutos após as refeições. E perceba a diferença que isso fará no dia a dia.
8. Tome água
Apesar da restrição da ingestão de líquidos durante as refeições, é muito importante manter a hidratação.
Por isso, procure carregar sempre uma garrafinha de água gelada com você — tente se comprometer a beber, pelo menos, 2 litros de água por dia!
A dica é simples, mas vai te ajudar não só com a gestação, mas também em questões como funcionamento dos órgãos, saúde da pele e muito mais.
9. Evite alimentos gordurosos
Mesmo quando não se está grávida, o consumo excessivo de alimentos gordurosos pode gerar um mal-estar, certo? Agora imagine esses alimentos no processo de digestão lento do estômago de uma gestante? Pois é, melhor evitar!
Isso sem mencionar os malefícios que isso pode causar na saúde do bebê quando o consumo é frequente e exagerado. E o mesmo vale para alimentos com um tempero muito forte. Prefira sempre temperos naturais e mais leves.
10. Fuja de cheiros fortes
Se você já entrou na sua fase de enjoos na gravidez, provavelmente percebeu que os cheiros intensos costumam desencadear desconfortos e enjoos, não é? Até porque é uma reação muito comum na gestação.
Para não passar por isso, tente evitar perfumes e cosméticos com aromas intensos, combinações de temperos fortes e até a compra de produtos de higiene e limpeza com fragrâncias muito marcantes. Tudo precisa ser mais suave nessa fase.
Agora que você já está por dentro de tudo que é bom para enjoo na gravidez, aproveite para complementar a leitura sobre os cuidados para as gestantes e confira com quanto tempo de gravidez a mama fica dolorida!
2 comentários em “O QUE É BOM PARA ENJOO NA GRAVIDEZ: 10 DICAS PARA ALIVIAR”