Durante toda a gravidez as mulheres se cuidam para que não aconteça nada com ela e nem com o seu bebê, mas os maiores problemas aparecem quando o pequeno nasce, pois, surgem diversos contratempos que podem até assustar as mães, principalmente, as de primeira viagem.
Um problema muito comum que ocorre com os bebês é a regurgitação, que no início pode assustar, porém, é normal até os dois anos de idade.
O que é regurgitação?
O bebê regurgita quando um pouco de leite ingerido pode voltar para a garganta e sair pela boca. A consistência do líquido quando volta já um pouco digerido, pode variar muito. Na maioria das vezes é mais líquido com pedacinhos e em outras vezes pode ser parecido com uma saliva mais grossa. De acordo com especialistas tudo isso é normal e comum. A regurgitação também é chamada de refluxo.
Para diminuir um pouco a frequência que seu bebê regurgita, uma opção é desobstruir as vias respiratórias com soro. Se o problema continuar, converse com o médico do seu filho e coloque-o para dormir em um colchão antirrefluxo.
Em torno de 98% dos bebês param de regurgitar líquidos e alimentos aos 2 anos, ou seja, os bebês até essa idade geralmente vão mamar ou beber leite na mamadeira e colocar um pouco para fora, isso é causado porque no início da vida o sistema digestivo dos bebês ainda está amadurecendo.
Dicas para evitar a regurgitação
Embora, a regurgitação seja algo comum nos bebês, é possível diminuir esse incômodo com algumas dicas dadas por especialistas.
- Depois de amamentar o bebê, espere que ele arrote em seu colo antes de colocá-lo no berço.
- Se o bebê tiver dificuldade em arrotar, deite-o de lado e bata bem devagar em suas costas.
- Coloque o bebê de costas no berço, com a cabeça um pouco levantada. Se precisar ponha travesseiros antirrefluxo.
- Aumente a quantidade de mamadas, mas cada uma deve ter menos volume de leite.
- Se o pediatra prescrever que a amamentação seja complementada com fórmula, escolha aquelas que trazem o termo AR na embalagem, pois, são fórmulas antirrefluxo.
Portanto, se você é mãe de primeira viagem e se assusta quando o seu bebê regurgita, fique calma, porque isso é perfeitamente normal e se não souber o que fazer, siga as dicas do texto, mas lembre-se que a regurgitação é algo muito comum e ocorre com frequência até os dois anos de vida.
No entanto, para diminuir a ocorrência, faça com que o bebê arrote depois de mamar e espere alguns minutos antes de deitá-lo.