Perguntas e respostas sobre a doação de leite materno

Doar leite materno para recém-nascidos é um ato de solidariedade.

Muitas mulheres que têm leite sobrando optam por integrar ao programa de doação, assim como fez a pedagoga de 47 anos, Mônica Souza. Ela conta que, há 20 anos, quando teve sua primeira filha, amamentou também uma priminha recém-nascida, já que a mãe da bebê não tinha leite o suficiente para dar à filha. “Como eu tinha muito (leite), fazia a ordenha e guardava na geladeira para levar à bebê”. Depois de dez anos, quando Mônica teve seu segundo filho, conheceu, através de divulgação, um programa de doação de leite materno, na cidade de Itanhaém (SP), onde vive até hoje. A doação de leite funcionava em um posto de saúde – em que era feita apenas a primeira coleta, com o auxílio de enfermeiros. “As mães doadoras passavam por uma entrevista e eram orientadas a fazer a higiene correta pré e pós ordenha, assim como o armazenamento do leite, até a entrega no mesmo local”, conta Mônica. Para ela, poder ajudar as crianças em seus primeiros anos de vida foi uma experiência muito gratificante. “Mesmo não as conhecendo, era muito bom. O leite materno ainda é o melhor e mais completo alimento nessa fase do desenvolvimento da criança. E, é lógico, além do leite, estamos doando amor”.

Se você tem interesse em fazer parte do programa de doação, mas não sabe como funciona todo o processo, confira cinco respostas sobre doação de leite materno, segundo Maíra Domingues Bernardes Silva, enfermeira pediátrica do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

  1. Quem pode doar leite materno?

Qualquer mulher que estiver amamentando, produzir um volume de leite maior que o necessário para o seu bebê, for saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a dar o excedente de leite, poderá doar para o Banco de Leite Humano (BLH).

  1. Se eu quiser doar, pode faltar leite para o meu bebê?

“Não faltará leite para o seu bebê. Isso você pode ter certeza! Assim que a mama esvaziar, mais leite será produzido”, garante Maíra. Pois quanto mais a mama é estimulada, mais leite ela produz, sabia?

  1. Como faço para doar?

Para doar é simples. Você precisa entrar em contato com o BLH, e então encontrar a unidade mais próxima da sua casa para iniciar o processo de doação. Os endereços e telefones de todos os BLHs no Brasil estão disponibilizados no site da Rede Brasileira de BLHs.

  1. Como deve ser feita a retirada/ordenha do leite?
  • Antes de tudo, você deve preparar o frasco para coletar o leite. “Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese. Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa, e lave com água e sabão, enxaguando bem”, explica Maíra. Em seguida, você vai precisar deixar o frasco tampado submerso em uma panela por 15 minutos, deixando a água ferver. Depois desse tempo, deixe a tampa e o frasco (com a boca para baixo) secando em cima de um pano limpo. Quando estiver totalmente seco, você poderá usar o objeto – mas não enxugue!
  • O leite deve ser retirado depois que o bebê tiver mamado ou quando as mamas estiverem muito cheias. Maíra afirma que é importante que você siga estas recomendações para garantir a qualidade do leite materno que será doado: escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou pano cobrindo o nariz e a boca; lave as mãos e antebraços com água e sabão, e seque em uma toalha limpa.
  • Antes de retirar o leite do seio, faça massagens com a mão espalmada em movimentos circulares, iniciando ao redor do mamilo, e depois em direção à raiz da mama (próximo ao tórax) realizando em seguida a ordenha da auréola.
  • Depois disso, você vai realizar a ordenha, que pode ser feita tanto manualmente como através de uma bomba a vácuo ou elétrica (lembrando que, se for utilizar a bomba, esta também deve ser esterilizada da mesma forma que o frasco). “Para ordenhar, coloque os dedos polegar e indicador na borda da auréola (parte escura da mama), firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair (despreze as primeiras gotas e inicie a coleta no frasco). Após a coleta, congele o leite imediatamente”, ensina Maíra.
  1. Qual o jeito certo de armazenar o leite ordenhado?

Você vai precisar do frasco de vidro com tampa plástica que esterilizou antes da ordenha. É possível colocar mais de uma ordenha no mesmo frasco – desde que identifique com seu nome completo, data e horário da primeira coleta. Para armazenar o leite da segunda ou mais ordenhas no mesmo frasco da primeira, basta colocá-lo por cima do leite já congelado, sem problema nenhum. A validade do leite congelado é de 15 dias, contando a partir da primeira ordenha.

Fontes:
https://itmae.uol.com.br/baby-and-kids/5-respostas-sobre-doacao-de-leite-materno
Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário