Pontadas na barriga na gravidez: o que pode ser?

Para quem está sentindo dores e pontadas no pé da barriga durante a gravidez, especialmente as mamães de primeira viagem, pode ser assustador. Porém, muitas dessas sensações são perfeitamente normais. O corpo está mudando, a vida também, tudo acontece bastante rápido e a nossa fisiologia precisa acompanhar todas essas mudanças.

Sentir fisgadas na barriga pode ser desconfortável e é importante saber que geralmente elas são parte de todas essas transformações do corpo, afinal, gerar um ser humano é algo complexo e requer energia e cuidado.

Vamos entender as causas por trás dessas sensações e como podemos lidar com elas de maneira segura, saber quando é a hora de buscar ajuda médica e enfrentar os desafios dessa fase.

É normal sentir pontadas na barriga na gravidez?

Se você busca alívio imediato e uma resposta curta: Sim! As pontadas na barriga, especialmente embaixo, no “pé da barriga” são normais e acontecem bastante com muitas gestantes. Geralmente, não indicam nada grave. Algumas das principais causas desses desconfortos que geram ansiedade e preocupação são apenas parte do processo da gravidez.

Hormônios como a progesterona e o HCG – que preparam o útero e também estimulam as glândulas mamárias –, provocam inchaço ao útero, muitas vezes trazendo desconfortos e cólicas, logo no início da gravidez. No geral, essas dores se estendem até a 10ª semana (primeiro trimestre) da gestação. Ou seja: isso faz parte do que esperar nos primeiros 3 meses.

Nesse momento, o útero da mãe está dilatando e expandindo para poder acomodar o crescimento do feto. Durante o segundo trimestre essas sensações e dores podem intensificar devido ao estiramento dos ligamentos uterinos, que são normais.

Esses ligamentos são responsáveis por sustentar o útero na pelve e podem esticar ou se contrair rapidamente, causando essas sensações de dor aguda, como cólicas menstruais e espasmos, que vão e vem “do nada”. Podem surgir também quando a mamãe muda de posição (por exemplo, ao levantar-se rapidamente), ao tossir, espirrar ou ao realizar movimentos bruços.

Ao fim da gestação, as dores são relacionadas ao tamanho do útero e aos movimentos do bebê, que já ocupa bastante espaço no corpo. O estômago, o intestino, o fígado e demais órgãos ao redor do útero estão tomando formas diferentes para o bebê ter espaço para se desenvolver no útero, o que pode causar essas pontadas e fisgadas.

Quando devo me preocupar com pontadas na barriga durante a gravidez?

As pontadas na gravides são, sim, normais, mas caso ocorram com outros sintomas anormais, aí é hora de procurar ajuda médica. Se as pontadas forem muito intensas, persistentes ou acompanhadas de dor contínua no abdômen e na região pélvica, isso pode ser um sinal de algo mais sério.

  • Náusea intensa;
  • Vômitos persistentes;
  • Tontura grave;
  • Falta de ar;
  • Quedas;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Corrimento anormal com coceira, cheiro forte ou cores fora do comum;
  • Sangramento vaginal.

Outra alteração importante que precisa ser acompanhada por um profissional é a frequência dos movimentos fetais: Se perceber uma diminuição significativa nos movimentos do bebê ou se sentir que há algo diferente em relação aos movimentos fetais normais, entre em contato com seu médico. Entender por que a barriga está mole ou dura com um obstetra também é importante.

Caso você sinta febre ou calafrios, não demore a buscar ajuda: a febre é um forte indicador que algo está errado e precisa de atenção imediata. Caso sinta dor ou queimação ao urinar, vontade de urinar com muita frequência, com a febre, isso pode indicar uma infecção assim que precisa ser tratada, e rápido.

Estou sentindo umas pontadas na barriga, pode ser gravidez?

As pontadas por si só podem ser sintomas de várias condições como gases, cólicas intestinais, constipação, estresse muscular, entre outras, porém, quando acontecem com atraso menstrual, náusea e vômitos, dor nos seios e cansaço, há suspeita de gravidez.

Se você suspeitar de gravidez, o teste é a melhor maneira de confirmar. O teste de gravidez é disponível em farmácias e é bem fácil de usar em casa, porém o melhor teste para gravidez é o de sangue. Isso porque o de farmácia pode dar um resultado negativo falso se feito muito cedo na gravidez, quando os hormônios ainda não podem ser detectados na urina.

Procure um médico (ou médica, caso você se sinta mais confortável) ginecologista e conte todos os seus sintomas, faça perguntas e tire dúvidas. O profissional saberá como te orientar e pedirá um exame de sangue.

Se o teste der positivo, é importante marcar uma consulta com um médico obstetra para iniciar o pré-natal completo e obter orientações sobre cuidados durante a gravidez.

O importante é sempre prestar atenção no próprio corpo, acompanhar seu ciclo menstrual com calendários ou aplicativos. Assim, fica mais fácil perceber se existe alteração nas datas, quando acontecem as cólicas, sejam menstruais ou de ovulação, aprender e estudar sobre sua saúde e fisiologia, para ter um melhor entendimento sobre quando é necessário se preocupar.

Pregnant woman sitting by the window

Agora que você entende melhor sobre o seu corpo e a sua gravidez, confira nosso post sobre quando a gestante começa a produzir leite e fique sabendo como é o processo de amamentar o seu bebê!

Continue com a ABC Design Brasil para continuar aprendendo sobre o universo da gravidez e maternidade! Por aqui, você encontra assuntos incríveis e que, certamente, vão auxiliar no melhor período da sua vida!

Explore as categorias:

Te vemos no outro post!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

Deixe um comentário