Durante 9 meses, o seu bebé viveu protegido dos agentes infeciosos do meio ambiente, com uma temperatura amena, sem ruídos fortes e sem sentir frio ou fome. Ao nascer, o bebé é exposto a um ambiente hostil e, nos primeiros dias, deve estar resguardado em casa.
O primeiro leite materno, ou colostro, é uma substância rica e generosa em anticorpos que passam do seu corpo para o seu bebé. Gradualmente, ele vai adquirindo algumas resistências e, em poucos dias, pode sair de casa para passeios breves, apesar de não existir uma recomendação rigorosa sobre a idade com a qual o bebé pode começar a sair de casa.
Durante o primeiro mês de vida, caso o seu bebé não tenha feito as vacinas contra a tuberculose (BCG) a hepatite B (VHB) no hospital/maternidade, terá que sair para as fazer.
PASSEIOS BREVE, EM LOCAIS TRANQUILOS E COM POUCA GENTE
Idealmente, os primeiros passeios devem ser em locais tranquilos, sem grande confusão ou com muita gente, preferencialmente ao ar livre. Sair de casa e dar caminhadas também é bom para si. Dá-lhe um pretexto para se arranjar com mais cuidado e relaxar das exigências de cuidar a tempo inteiro do seu bebé.
Assim, com cerca de duas semanas de vida e a partir do momento em que também se sinta bem, pode começar a passear com o seu bebé, mas para locais calmos, com pouca gente e tomando as devidas precauções, uma vez que as defesas do bebé ainda são muito limitadas.
A partir da segunda semana de vida e desde que também se sinta bem, pode começar a sair com o seu bebé de casa para passeios breves ao ar livre. Se tiver dúvidas ou em situações particulares, aconselhe-se com o seu pediatra.
De acordo com o estado do tempo e a temperatura ambiente, deve aconchegar devidamente o seu bebé para evitar que apanhe frio ou calor excessivo e se sinta desconfortável. Contudo, a cabeça do bebé não deve estar demasiado tapada com a fralda. É importante que o ar circule no carrinho.
O principal cuidado nas saídas, são as infeções que o bebé pode apanhar devido ao contato com outras pessoas ou causadas por vírus que afetem as suas vias respiratórias. Se sair com o bebé, evite que lhe toquem na face. Evite os beijinhos de estranhos e pessoas pouco próximas do bebé ou doentes.
Se precisar de ir a algum local mais movimentado, barulhento ou com muita gente, evite levar o seu bebé. Pelo menos até aos 4 meses de idade, quando já está mais protegido com as vacinas e desenvolveu anticorpos contra certas doenças.