Fazer o filho esperar a vez dele na fila do supermercado, do parque de diversão, do banheiro público ou até mesmo durante uma brincadeira é sempre uma tarefa difícil. Um estudo da Universidade de Warwick, na Inglaterra, colocou crianças de 3 anos e meio nessa situação e percebeu que elas realmente não tinham maturidade suficiente para esperar. Só a partir dos 5 anos é que começavam a ter essa consciência. “A ansiedade e impulsividade são naturais nas crianças pequenas. Somente aos poucos e com muita persistência dos pais é que ampliam esse repertório”, diz a psicóloga Rita Calegari, da Rede de Hospitais São Camilo (SP).
A especialista dá algumas dicas para ajudar seu filho a desenvolver essa habilidade:
- Sugira brincadeiras com quebra-cabeças e encaixes que precisam ser montados. Eles são ótimos pois cada etapa, separar peças, organizar uma estratégia e insistir até finalizar a tarefa – ajudam a criança a suportar a espera para ver o resultado final.
- Conte histórias em capítulos, um pouco por dia. Isso ajuda a criança a ter paciência para aguardar o desfecho.
- Incentive seu filho a plantar e a aguardar o ciclo de crescimento de uma muda.
- Proporcione a convivência com crianças de outras idades e idosos que, devido aos diferentes ritmos, ensinam a respeitar o tempo do outro.