A gravidez é um período em que o corpo da mulher sofre muitas alterações, o corpo muda, as hormonas andam aos saltos e é natural sentir algum desconforto.
Dores de cabeça, náuseas, azia, vômitos, diarreia, inchaço são sintomas bem comuns. Os sintomas de gravidez são sentidos de diferentes formas e intensidades de mulher para mulher e de gravidez para gravidez.
Apesar de a maioria dos sintomas serem bastante normais, é importante que a gestante saiba identificar os sintomas que não deve ignorar, no caso de o sentir deve consultar o seu médico ou ir diretamente para o hospital.
Sintomas que as gestantes não devem ignora
Febre
A febre é um dos sintomas mais comuns de infeção e as infeções devem ser tratadas prontamente. Se se sentir febril e com uma temperatura acima dos 37,5ºC, deve ligar para o seu médico assistente e seguir as suas indicações. Se a febre passar de 39ºC, deve ir imediatamente ao médico ou então ao hospital.
Sangramento
São bastante comuns sangramentos durante a gravides, mas as futuras mamães ficam sempre assustadas. O sangramento pode ter imensas causas deste a implantação do embrião, limpeza do organismo, feridas. Mesmo que seja um sangramento leve deve ir ao médico e despistar qualquer problema grave.
Inchaço
Uns dos sintomas que pode indicar pré-eclâmpsia é o inchaço dos pés, mãos e rosto. No final da gravidez com o aumento do peso é comum a gravida terminar o dia com os pés inchados. Mas o inchaço associado a dores de cabeça fortes e problemas de visão são sinal que deve ir rapidamente para o hospital.
Comichão ou coceira
Coceira no corpo todo pode indicar problemas no fígado, e levar a um quadro de coletasse obstétrica. É normal sentir coceiras nas zonas em que a pele estica mas se a cocheira for incontrolável e intensa deve ir imediatamente para o hospital.
Dor a urinar ou no fundo das costas
Infelizmente, durante a gravidez é bastante comum a mulher ter infeções urinárias. Deve consultar o médico que sentir sensação de ardência ou dor ao urinar. Deve consultar o médico e seguir o tratamento prescrito.
Não sentir os movimentos do bebe
No final da gravidez é importante que a mamã sinta movimentos dos bebe ao longo do dia. Deve estar atenta se não sentir o bebé durante um longo período, nestes casos deite-se e beba água gelada ou coma um chocolate. Se não sentir o bebe deve ir ao hospital.
Fontes:
https://www.gravidasonline.com/6-sintomas-que-as-gestantes-nao-devem-ignorar-durante-gravidez/