ESTUDO INDICA ATÉ QUE A GESTAÇÃO AJUDA A MANTER A JUVENTUDE
Você já deve ter ouvido falar ou mesmo sentido aquele brilho especial da gestação. Muitas mulheres dizem que ficam com cabelos mais bonitos, com a pele viçosa e até mesmo com as unhas mais fortes do que nunca durante os nove meses. Existem vários fatores hormonais que explicam essas características. Uma pesquisa recente, no entanto, apontou que a gravidez também pode manter a juventude.
A pesquisa, publicada na revista Fertility and Sterility (Fertilidade e Esterilidade, em tradução livre), sugere que a gravidez pode realmente deixar uma mulher com a aparência jovem por mais tempo. E não é só por causa dos cosméticos usados para manter a hidratação ou evitar estrias. Aparentemente, o compartilhamento de sangue entre mãe e filho ajuda a regenerar os tecidos do corpo, inclusive a pele.
Esse reparo de danos vai ficando cada vez mais difícil à medida em que as pessoas envelhecem. O estudo, realizado na Escola de Medicina Hadassah da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, analisou ratos, que tiveram uma parte fígado transplantado.
Exames de ressonância magnética mostraram que ratos jovens tiveram o tecido do órgão regenerado rapidamente, enquanto os mais velhos apresentaram um processo mais lento. O curioso é o que aconteceu com as ratas mais velhas e grávidas. Elas regeneraram o fígado duas vezes mais rápido do que as que não estavam esperando um bebê.