Para Maria Montessori, educadora e médica, a autonomia infantil está presente na criança desde o momento em que ela nasce. O desenvolvimento da independência ocorre através do esforço individual e, também, do ambiente que precisa oferecer as condições adequadas para haver a construção da personalidade, por isso o quarto montessoriano é uma ótima opção.
Crianças que não foram estimuladas desde bebês pelos pais se tornam pré-adolescentes extremamente dependentes que não conseguem tomar as próprias decisões. Este é um problema que também começa a piorar quando o jovem não sabe lidar com os sentimentos e fica frustrado por cada falha cometida ou comentários ruins sobre o seu trabalho.
No post de hoje, vamos entender um pouco sobre a autonomia infantil e ver dicas de como estimular a criança desde cedo, acompanhe!
O que é a autonomia infantil?
A autonomia infantil é um exercício que consiste no desenvolvimento da tomada de decisões e escolhas próprias, sem haver a necessidade de um adulto interferir. Neste caso, a responsabilidade principal dos cuidadores é incentivar as crianças a fazerem escolhas e agirem com independência.
A criança aprende por imitação e repetição, algumas tarefas que parecem simples, como escolher o próprio lanche para levar à escola, escolher as roupas que quer usar em determinado dia, cuidados com a higiene diária, escolher a fruta que quer comer e outras pequenas decisões, ajudam a trabalhar o desenvolvimento autônomo.
Como promover a autonomia infantil?
Motivar o seu filho com brincadeiras que estimulam suas habilidades é a principal maneira de trabalhar com a autonomia infantil, pois é você quem deve abrir caminho para ele entender o que é correto ou errado. Dessa forma, em vez de dar broncas nele por cometer erros, explique de forma lúdica a necessidade de tomar cuidado e como o ato de cuidar bem de um objeto ou fazer uma atividade correta pode ser legal.
No começo, também é indispensável ensinar a importância de lidar com as frustrações. Ensine como compreender as próprias emoções e como se responsabilizar com a tristeza, raiva e sensação de aborrecimento, lembrando que nem mesmo nós, adultos, conseguimos controlar essa parte de nossos sentimentos. Portanto, não cobre a criança, apenas incentive e faça companhia para auxiliá-la neste processo.
Qual a importância da autonomia infantil?
A autonomia trabalha com o poder de escolha, com a capacidade de lidar com o fracasso e possibilita que a criança saiba como resolver um problema sozinho. É também uma maneira de melhorar a coragem e a autoconfiança, fazendo-a persistir por um objetivo até realizá-lo.
Incentivar a autonomia na criança é um ensinamento para a vida inteira. O aprendizado refletirá diretamente na maneira como ela se relacionará com as pessoas em um grupo de amigos ou com pessoas diferentes no trabalho.
7 maneiras para desenvolver a autonomia da criança
Para crianças um pouco mais velhas, você pode pedir que escovem os próprios cabelos com cuidado e realizem a higiene da manhã sozinhos. Sempre mostre a importância do autocuidado e da organização para criar o senso de responsabilidade e auxiliar no desenvolvimento cognitivo e motor.
Pais que não investem tempo no ensinamento da autonomia infantil terão muitas dificuldades para solicitar, até mesmo, tarefas simples aos filhos, afinal, a criança não foi ensinada desde cedo sobre a importância da cooperatividade e não tem compreensão do motivo pelo qual precisa ajudar em casa. Veja algumas dicas:
1. Ensine organização
Peça que a criança guarde os brinquedos após brincar e mostre a necessidade de deixar o quarto bem organizado. Fale dos prós e de como é divertido organizar e manter os carrinhos e bonecas em ordem para encontrar no dia seguinte.
Planeje com o seu filho e coloque em prática o ensinamento no dia a dia, sabendo que nem sempre o que você espera pode acontecer. O ideal é ter paciência, incentivar e trabalhar com estímulos que o façam ficar interessado em guardar seus objetos espalhados e arrumar a cama após acordar, por exemplo.
2. Crie senso de responsabilidade
O senso de responsabilidade para crianças é indispensável, pois as fazem se sentirem parte do ambiente. A melhor maneira para auxiliar nesta questão é criar uma rotina organizada separada por tarefas simples, na qual você acompanha seu filho, observa e explica o que pode ou não ser realizado.
Saiba que as crianças podem realizar diversas tarefinhas práticas diariamente em cada etapa de suas vidas. Ou seja, entre 2 a 3 anos, o seu filho já pode guardar os brinquedos, tirar o prato da mesa, organizar os sapatos, colocar as roupas sujas no cesto e ajudar a pegar frutas ou legumes que estão na fruteira.
Você conhece o método BLW? Esse tipo de iniciação alimentar incentiva a autonomia na hora da criança descobrir novos alimentos, venha ler sobre o assunto!
3. Dê liberdade, mas com supervisão
Proporcione liberdade ao seu filho, porém supervisionando o tempo todo para dar segurança e auxiliar no que for possível ou explicar como uma atividade funciona. Por exemplo, incentive a criança a fazer pintura com as mãos e arrumar toda a bagunça depois de colorir.
Peça ajuda para realizar tarefas de casa e mostre à criança a importância do auxílio e de que formas ela pode colaborar. A autonomia infantil não é apenas trabalhar com atividades lúdicas e sensoriais que auxiliam no desenvolvimento, é também ensinar a necessidade de organização e arrumação com diversão e bom-humor.
4. Se necessário, ajude a criança em momentos de reflexão sobre ações
No ensinamento da autonomia infantil, ajude a criança em momentos que exigem reflexões sobre uma determinada ação. Explique a importância do pensar e de analisar uma situação e suas consequências.
Não faça o procedimento de refletir no lugar da criançada, pois o adequado é você estimular este processo. Dessa forma, crie gatilhos, sente com seu filho para fazer companhia, mas sempre observando e escutando o que ele tem a dizer para ajudar no desenvolvimento emocional.
5. Permita a criança escolher uma atividade extracurricular
Indicado para crianças um pouco mais velhas, em torno dos 7 anos, as atividades extracurriculares auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial. É também um aprendizado que será levado para toda a vida, principalmente quando falamos de um estudo linguístico como inglês ou espanhol, ou aulas de arte como pintura ou algum instrumento musical.
O ideal é você apresentar diversas opções para a criança ter autonomia e deixar que ela escolha o que realmente quer fazer.
6. Aconselhe, não critique
Uma falha grave que precisa ser controlada são as críticas negativas e que não auxiliam no desenvolvimento da criança. Você precisa aconselhar e sempre conversar com calma, carinho e muita atenção para mostrar a importância de ter cuidado com um brinquedo ou o porquê de arrumar a cama.
Brigar apenas põe medo no seu filho que começará a se afastar gradualmente, além de ficar receoso de te ajudar porque sabe que pode fazer tudo errado. Não é à toa que existem tantos adultos que pensam muito antes de fazer uma atividade com medo de ser julgado por terceiros, além de terem dificuldade para socializar.
7. Deixe a criança escolher a própria roupa
No aprendizado e ensinamento da autonomia infantil, você precisa permitir que a criança escolha a roupa que quer vestir em determinado dia. Você também gosta de escolher e combinar diversos looks, não é mesmo? Dê a oportunidade a criança para explorar combinações, texturas e cores.
Não esqueça da importância de sempre explicar o motivo para escolher uma roupa legal, conforme o clima e o lugar que vão frequentar. Mencione sobre o conforto, pois as peças não devem ser apertadas para não machucar, precisam ser adequadas à estação e ao dia também.
A autonomia infantil é uma questão que precisa ser trabalhada desde bebê e de maneira simples, com pequenas brincadeiras e estímulos. Os pais devem ensinar sem fazer, pois este é um fator que impede o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que ficam dependentes ao invés de se tornarem livres, seguras e confiantes para fazer o que desejarem com responsabilidade.
Aqui no blog da ABC Design, você encontra diversas dicas para auxiliar no desenvolvimento infantil, continue nos acompanhando!
4 comentários em “Autonomia infantil: o que é, importância, como estimular”