Agosto Dourado: importância da amamentação e como ajudar

O Agosto Dourado trata da importância do aleitamento materno ao colocar em destaque o valor do leite humano para a nutrição de bebês. No entanto, nem todos recém-nascidos e mães conseguem passar por esse processo por diversos fatores, tornando o assunto imprescindível de ser tratado.

Você é convidada da ABC Design a conferir tudo sobre o Agosto Dourado! Veja desde a origem da celebração, os detalhes da importância, além de informações sobre as doações e as demais ações sociais voltadas à causa.

Boa leitura!

O que é o Agosto Dourado?

Como já antecipamos, o Agosto Dourado é um mês inteiro dedicado à amamentação em suas mais diversas esferas. Elas vão desde o elo único entre mães e filhos até a solidariedade de garantir que mais famílias possam usufruir todos os benefícios possíveis que envolvam esse assunto.

O Agosto Dourado surgiu como?

Ele surgiu durante uma reunião entre o Unicef e a OMS em Nova York, no ano de 1990. Nela, assuntos voltados à amamentação e à promoção de estratégias que auxiliassem o processo foram debatidas. Assim, foi criada a Declaração de Innocenti, documento que promove a importância da amamentação.

Vale destacar que, inicialmente, o marco se referia à Semana Mundial da Amamentação, transformando-se posteriormente em um mês inteiro e atrelando o período à cor dourada — escolhida por conta da classificação do leite materno como padrão ouro para a alimentação do bebê.

Quais são os objetivos do Agosto Dourado?

Ele defende o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida dos bebês e a possibilidade de ocorrer até dois anos ou mais. Também garante visibilidade a todas que amamentam, deixando as redes de apoio mais fortes.

Quais são os benefícios da amamentação?

Fora a importância nutricional do leite humano para os bebês, há ainda muitos outros, tanto para a criança quanto para as mamães. Confira:

Vantagens da amamentação para o bebê

O leite materno possui todos os nutrientes e as substâncias que o bebê precisa para o desenvolvimento, como proteínas, água, carboidratos, vitaminas e minerais. Há ainda de se considerar benefícios como a promoção do desenvolvimento cognitivo e físico, reforços aos sistema digestivo e redução das suscetibilidades a doenças como hipertensão e obesidade no futuro.

Vantagens da amamentação para a mãe

O ato de amamentar auxilia na recuperação do pós-cirúrgico e diminui o risco de hemorragias e problemas urinários. Tudo isso enquanto valoriza e reforça o laço entre mães e filhos!

Agosto Dourado: desafios da amamentação e como superá-los

Com as bases históricas e as vantagens da amamentação já destacadas, é hora de apresentar também os desafios que o Agosto Dourado busca superar junto às mães durante o período de aleitamento materno.

Principais dificuldades que prejudicam o aleitamento materno

Entre as principais dificuldades que podem aparecer nos períodos de amamentação, destacamos situações como:

  • Problemas hormonais que atrasem a descida do leite (apojadura);
  • Leite empedrado;
  • Hiperlactação;
  • Demonstração de dificuldade por parte do bebê de sugar o bico do peito da mãe;
  • Mastite (inflamação das mamas);
  • Dores no mamilo.

Ainda, há questões sociais que impedem o contato devido entre mãe e filho, falta de estrutura para a amamentação ou mesmo problemas de saúde da mãe que não sejam referentes ao ato de amamentar, mas possam impactar indiretamente a rotina.

Como superar os problemas?

Muitas dessas situações podem ser contornadas ou ao menos amenizadas por meio da conscientização promovida no Agosto Dourado, considerando a divulgação de informações e mesmo a rede de apoio que se estende por meio das ações do período.

A partir de palestras e campanhas, muitas mamães podem identificar o quanto antes problemas no fluxo de aleitamento ou mesmo nas mamas, buscando ajuda médica qualificada em pouco tempo.

Indo além, há ainda todas as campanhas de solidariedade que auxiliam mães em muitos outros contextos — sobretudo as mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de doações.

Doação de leite materno no Agosto Dourado

Dentre as alternativas de eventos e ações no Agosto Dourado, destaca-se a doação de leite materno como ato de amor e de solidariedade entre as mães. Por meio da doação, mesmo crianças cujas mães passem por problemas que impeçam a amamentação podem aproveitar dos benefícios do aleitamento.

Quem pode doar leite materno?

Todas as mães saudáveis que não tomam medicamentos contraindicados para amamentar estão aptas a doar.

Como doar leite materno?

Armazene o leite a ser doado em frascos de vidro com tampas limpos com água e sabão e fervidos por, ao menos, 15 minutos. Antes de tirar o leite, higienize a região e faça o uso de luvas e máscaras para diminuir ao máximo possível o risco de contaminações.

Esperamos que você tenha gostado de mais um post especialmente feito pelo blog da ABC Design, dessa vez, destacando o Agosto Dourado como mês de celebração da amamentação e auxílio às mães e aos bebês durante esse importante período. Não deixe de auxiliar e participar como der desse momento especial.

Uma das principais funções do Agosto Dourado é derrubar os mitos sobre a amamentação. Siga as nossas páginas para se informar ainda melhor sobre o assunto!

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

1 comentário em “Agosto Dourado: importância da amamentação e como ajudar”

Deixe um comentário