A gestante que consome alimentos saudáveis variados garante a absorção dos nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável do bebê e evita o risco de nascimento prematuro e morte neonatal, comuns quando falta alguma vitamina durante a gestação.
A alimentação na gravidez faz parte de um pré-natal bem feito. Quando realizada de maneira equilibrada, garante à mulher durante a gestação um maior controle de peso, prevenindo doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Ainda, criar reservas biológicas serão fundamentais durante a fase de pós-parto e garante ao bebê um melhor sistema imunológico.
Se você está grávida ou está planejando engravidar, continue a leitura para descobrir quais são os alimentos para evitar nessa fase e quais são benéficos para você e o bebê!
Alimentos para evitar na gravidez
Durante a gestação, a futura mamãe precisa ter mais cuidado com a sua alimentação. Alguns alimentos não são indicados nesta fase e devem ser evitados. Confira quais são eles:
1. Carne crua ou mal cozida
Todos os alimentos dados a gestante devem sempre estar bem cozidos. Durante a gravidez, alimentos crus ou com o cozimento feito de maneira imprópria podem acarretar à mulher intoxicações alimentares e um aumento considerável de chances de contrair toxoplasmose.
2. Verduras e frutas mal higienizadas
Assim como as proteínas, as frutas, legumes e verduras também devem ser sempre bem lavados ao chegar dos estabelecimentos a fim de evitar possíveis problemas alimentares na gestante.
Em casa, o ideal é realizar a desinfecção desses alimentos com água potável e água sanitária. Em restaurantes, evite comer esses alimentos crus, prefira os cozidos.
3. Bebidas com álcool
O consumo de bebida alcoólica durante a gestação não é recomendado, pois pode ocasionar atraso no desenvolvimento e crescimento do feto. Além dessa bebida, existem outras que podem apresentar algum tipo de risco para a futura mamãe e seu bebê. Confira a lista:
- Adoçantes artificiais: muito presentes em alimentos do segmento light e diet. Quando consumidos com frequência, também podem afetar o desenvolvimento do bebê;
- Leites e queijos não pasteurizados: esses alimentos podem conter a bactéria Listeria spp, que pode ocasionar uma alteração no sistema nervoso do feto;
- Peixes com alto teor de mercúrio: o peixe é um alimento que deve ser consumido pela gestante, ao menos, duas vezes na semana. Porém, é preciso evitar os que possuem alto índice de mercúrio, como o peixe-espada e o atum. O mercúrio pode interferir no desenvolvimento neurológico do bebê;
- Chás: alguns tipos de chás como chá de arruda, espirradeira, buchinha do norte devem ser evitados durante a gestação. Essas bebidas podem prejudicar a gestação, podendo ocasionar até mesmo um aborto.
Em caso de dúvidas, sempre consulte seu médico e verifique com ele uma lista completa de todos os alimentos que devem ser evitados.
Alimentos para ingerir na gravidez
Com uma lista de restrições de alimentos que não podem ser ingeridos durante a gestação, a alimentação na gravidez ganha força com produtos que ajudam a manter a saúde gestacional da futura mamãe em dia, refletindo no bem-estar do bebê.
Vale lembrar que o consumo de alimentos saudáveis e ricos em vitaminas também são muito importantes para a produção de leite. Esse também é um tema que muitas gestantes se interessam, descubra quando uma gestante começa a ter leite e os principais cuidados.
Confira os alimentos que estão liberados para consumo e podem ajudar a manter a dieta da gestante equilibrada para que ela se mantenha saudável durante esse período:
1. Alimentos com vitamina B12
Os alimentos ricos em vitamina B12 são indicados para as gestantes por auxiliarem na formação das células vermelhas do sangue e na divisão celular. Entre as opções estão os alimentos lácteos, entre eles manteiga, leite e queijos pasteurizados, ovos e alimentos fortificados.
2. Alimentos com ômega 3
Os alimentos com ômega 3 em abundância promovem um melhor funcionamento do cérebro, auxiliando na memória, atenção e concentração, além de evitar doenças como a depressão.
Por esse motivo, azeite, linhaça, frutos secos, nozes, abacate, chia, alguns tipos de peixe e amêndoas são indicados para uma gravidez mais saudável.
3. Alimentos proteicos
Entre os benefícios da proteína na alimentação durante a gravidez está maior produção de anticorpos, o fortalecimento de energia, melhor transporte do oxigênio pelo corpo, estruturação de células, pele e cabelos, além de equilíbrio dos hormônios e controle do sistema nervoso.
Entre os alimentos ricos em proteína que devem ser ingeridos estão a carne de peru ou frango, peixes, ovos, tofu e a carne vermelha sempre muito bem cozidas.
4. Alimentos com ácido fólico
O ácido fólico é encontrado em abundância em alimentos que possuem folhas escuras como espinafre, couve, brócolis, aspargo, tomate e couve de Bruxelas. Está presente também em alguns cereais e cogumelos.
5. Alimentos com zinco e ferro
O ferro é um mineral importante que ajuda a prevenir a anemia nas gestantes, além de ser responsável por levar o oxigênio aos glóbulos vermelhos, conhecidos como hemácias. Já o zinco funciona na prevenção de doenças, facilita o processo de cicatrização e combate a queda de cabelo.
Os alimentos ricos nesses minerais são frutos secos, feijão, castanha do Pará, nozes, além de ervilha, pão integral, folhas verdes, grão-de-bico, cereais e vegetais.
6. Alimentos com cálcio
O cálcio tem a função de proteger o corpo, os músculos e os ossos, além de auxiliar na formação dos dentes. Além disso, esse mineral potencializa o funcionamento do sistema nervoso e está presente nos processos de contração sanguínea e muscular.
Gergelim, frutos secos, nozes, vegetais escuros e produtos lácteos são alguns dos alimentos que podem compor a alimentação na gravidez mais saudável.
Suplementação na gravidez
A suplementação durante a gestação também é muito importante. O uso dos suplementos deve ser indicado pelos médicos responsáveis pela grávida, sendo os mais comuns o ferro e ácido fólico.
A depender do estado da gestante também pode ser recomendado pelo médico o uso de multivitamínicos para auxiliar no reforço nutricional da mulher durante a gravidez.
A alimentação na gravidez é uma etapa muito importante e deve ser acompanhada cuidadosamente por um médico para evitar que minerais e nutrientes sejam perdidos e que a falta deles ocasione problemas na gestação.
Aqui no blog da ABC Design, você encontra diversos conteúdos relacionados à gestação e aos primeiros anos do bebê. Aproveite para conferir o que é bom para enjoo na gravidez.