Um dos sintomas mais comentados durante a gravidez são as mamas doloridas e sensíveis. A sensação já é conhecida pelas mulheres, que sentem dores semelhantes durante os períodos menstruais. Por ser um sintoma bem conhecido, muitas gestantes buscam se preparar para essa etapa e se prevenir contra mudanças permanentes nos seios.
Enquanto os seios são preparados para produzir leite, diversas mudanças ocorrem nessa região, como o aparecimento mais nítido das veias, aumento do tamanho dos seios, coceira na pele e as mamas doloridas. Todos são sintomas importantes da gravidez.
Se você está se perguntando com quanto tempo de gravidez a mama fica dolorida, saiba que esse geralmente é um dos primeiros sinais que se manifesta, começando logo nas primeiras semanas de gravidez. Para entender porque isso acontece, quando essas dores começam, quando elas param e conferir dicas de como aliviar o incômodo, continue a leitura!
Seios doloridos: por que acontece?
Quantas vezes você já sentiu as mamas doloridas, e sem saber se era TPM se questionou: será que estou grávida? Esse questionamento é válido, já que esse tipo de dor é um sintoma conhecido da gravidez. Para que você conheça melhor o processo, vamos explicar por que ele acontece na gestação.
Bom, se tivermos que culpar alguém, a culpa é dos hormônios! Com todas as mudanças que ocorrem nos seios durante a gestação, como o aumento do fluxo de sangue, de tecido gorduroso, das glândulas mamárias e dos hormônios na região, os mamilos e os seios tendem a ficar mais sensíveis, pesados e doloridos.
Até quando os seios doem na gravidez?
Existem alguns casos em que as mulheres podem sentir dores nas mamas até o parto. Porém, na maioria das vezes, o incômodo das mamas doloridas e sensibilizadas durante a gravidez deve melhorar após o primeiro trimestre da gestação.
Se você deseja aprender mais sobre as etapas da gestação, confira nosso post que fala sobre a gravidez mês a mês e veja os principais eventos que acontecem com o bebê e no corpo da mãe durante o primeiro trimestre da gestação.
Como aliviar a dor nos seios na gravidez?
Se pararmos para pensar que durante a gestação todo o corpo está trabalhando em força tarefa para aumentar os dutos de leite e as glândulas mamárias preparando os seios para a amamentação, fica mais fácil compreender o motivo da sensibilidade nesse período.
Mas apesar de compreender, em momentos de muito incômodo vai ser essencial conhecer algumas formas de aliviar esses sintomas. Pensando nisso, reunimos aqui 5 sugestões para te ajudar a diminuir a dor nas mamas durante a gravidez. Veja:
Compressas
As compressas com água quente são ótimas alternativas para diminuir a sensação dolorida dos seios durante a gestação e até mesmo após o parto. Para isso, basta amornar a água, molhar um pano e fazer compressas ao redor dos seios. Compressas frias também podem causar certo efeito anestesiante, mas não são recomendadas para os seios.
Uso de tecidos leves
Com as mamas sensibilizadas, qualquer toque ou tecido mais grosso que esteja em contato com os seios pode agravar a situação. Por isso, nos dias em que a dor nas mamas estiver mais forte, prefira roupas com tecidos leves e fluídos, como cetim, algodão ou linho.
Sutiãs específicos
Uma das maiores recomendações para o alívio dos seios inchados e doloridos é o uso de sutiãs de sustentação e amamentação, desenvolvidos especificamente para o período de gestação. Confortáveis, esses modelos de sutiã vão oferecer a sustentação que seus seios precisam durante esse período em que tendem a ficar maiores e mais pesados a cada dia.
Banhos mornos
Trazendo mais uma alternativa, que tal tomar um banho morno para aliviar a dor? Com o mesmo efeito das compressas quentes, no chuveiro também vale a pena deixar que a água morna caia nas mamas durante o banho, enquanto você massageia a região com movimentos circulares.
Massagens suaves com óleos
Além dos cremes hidratantes que muitas vezes desempenham o papel de prevenção contra o surgimento de estrias, a aplicação de óleos acompanhada de massagem também pode ajudar a aliviar as dores.
Para isso, faça ou peça para alguém fazer uma massagem gentil com movimentos circulares nos seios. Existem diversas opções de óleos essenciais no mercado que são indicados para alívio de dor e inflamação através da aromaterapia.
O que muda nos seios durante a gravidez?
Ao longo da gestação os seios passam por mudanças impressionantes. Tanto que depois de alguns meses pode ser que você nem os reconheça mais. Para que você saiba de antemão as alterações no seio que são comuns durante a gravidez e não devem ser motivo de preocupação, reunimos as principais:
- Aumento da sensibilidade nos seios;
- Aumento do tamanho dos seios;
- Surgimento de veias mais aparentes;
- Aumento das glândulas (bolinhas) mamárias da aréola;
- Escurecimento da aréola;
- Aréolas mais duras, ou “acesas”;
- Vazamento de leite;
- Coceira decorrente do processo de crescimento que faz a pele esticar.
É perfeitamente natural que todas essas mudanças aconteçam durante a gestação. Afinal, seus seios estão ocupados se preparando para alimentar um bebê!
Gostou do conteúdo? Essas foram as dicas que preparamos para as mães que sofrem com os seios doloridos na gestação.
Complemente o aprendizado de hoje conferindo algumas dicas para um puerpério mais tranquilo ou conferindo os principais produtos da ABC Design!
Te vemos por lá!
4 comentários em “Com quanto tempo de gravidez a mama fica dolorida?”