Conheça quais são as fases do trabalho de parto

Compreender como acontecem as fases do trabalho de parto é importante para qualquer mulher que deseja engravidar um dia ou que já se encontra em uma gestação.

Isso porque essas fases e períodos do parto acontecem para toda gestante e entendê-los ajuda identificar o momento correto do nascimento, além de também trazer maior segurança nessa hora tão delicada para a mulher.

Por conta disso, separamos quais são todas as fases de um trabalho de parto normal e quais suas principais características. Assim, será possível entender a fundo todo o processo do nascimento e reconhecer os sinais e pródromos que o próprio corpo demonstra até o nascimento do bebê.

Confira tudo a seguir!

Quais são as fases do trabalho de parto?

Para toda mulher, as fases do trabalho de parto acontecem em uma linha do tempo. Normalmente, esse processo é dividido em 5 fases, começando com os pródromos, quando há contrações sem modificações no útero, seguido pelas fases latente, ativa, transição e, o tão esperado, período expulsivo, que significa o nascimento do bebê.

Cada fase não oferece um tempo médio de duração, mudando conforme o organismo da mulher. Não há problema em um período demorar para acontecer, o importante é que a mulher e o bebê estejam bem e seguros de forma que o parto possa prosseguir normalmente.

grávida deitada com a mão na barriga

Conhecer os períodos do parto é valioso para toda gestante. Desse modo, o processo de um parto se torna mais tranquilo e sem desespero por parte da gestante.

Mesmo assim, é de extrema importância que a equipe médica esteja acompanhando todos os momentos para garantir o bem-estar da futura mamãe e da criança.

Para melhor entender esses processos, conheça o que acontece em cada fase do trabalho de parto:

1. Pródromos

Os pródromos são conhecidos por marcarem a fase que antecede o início de um trabalho de parto. Eles são contrações irregulares e curtas que não evoluem para dilatações ou onde não ocorre qualquer outra modificação do útero.

Essa primeira fase pode durar somente algumas horas, mas algumas mulheres também apresentam pródromos por semanas.

Esse tipo de contração aparece em forma de contrações leves, podendo gerar somente um pouco de dor ou desconforto na mulher.

Lembrando que pela fase dos pródromos, não há um ritmo definido. É como se fosse uma preparação do útero para o começo de um parto normal. Também é normal que algumas gestantes não passem ou sintam essa fase.

2. Fase latente 

Após os pródromos inicia-se a fase latente, que é uma das fases do trabalho de parto marcada pelo início da dilatação.

Nela, os primeiros três centímetros de dilatação ocorrem. Porém, não é um processo rápido para a gestante, é possível que isso aconteça em algumas horas ou talvez dias. Durante essa fase, a gestante apresenta também algumas contrações, mas em períodos bem espaçados. 

3. Fase ativa

Passando pela fase latente, inicia-se a fase ativa. Ela é marcada pelo início da dilatação oficial e preparação para descida do bebê através da pelve.

As contrações de 4 a 6 centímetros ocorrem juntamente com contrações bem ritmadas, de aproximadamente 40 segundos de diferença. 

Na fase ativa, a gestante começa a sentir mais dores. É hora de colocar em prática todos os exercícios feitos anteriormente para a estimulação do parto normal.

Também é possível utilizar de técnicas de massagem ou óleos essenciais para que a futura mamãe lide melhor com o início de suas dores e se conecte com o próprio corpo.

4. Transição

Uma das últimas fases do trabalho de parto é a transição, marcada pelo fim da dilatação. Durante a transição, o bebê inicia a sua passagem pelo canal e pode haver muito desconforto para a mulher, principalmente ao atingir o canal da bacia, que é bastante estreito.

Por conta das dores e desconforto, a gestante pode sentir vontade de vomitar, algo bastante comum e que não precisa gerar desespero.

5. Período expulsivo

O período expulsivo marca o fim das fases do trabalho de parto. Nela, a dilatação se completa e o bebê começa a nascer.

Essa fase costuma durar em média 3 horas para mulheres que estão em seu primeiro parto. Já em caso de segundo filho, o período diminui para duas horas. 

Após o período expulsivo, ocorre a dequitação — conhecida como a saída da placenta. Esse processo também é um pouco demorado, chegando em até uma hora. Com isso, todos os períodos do parto são concluídos. 

Após o nascimento do bebê, a mulher pode ter alta do hospital em 24 horas. Esse é o momento para utilizar tudo que foi separado na bolsa maternidade e, também, realizar os primeiros exames no recém-nascido.

mulher no hospital de avental em trabalho de parto de mãos dadas com um homem

Como reconhecer os sinais do trabalho de parto?

Além de entender como funcionam os períodos de um parto normal, a mulher também deve buscar entender quais os sinais de entrada em um trabalho de parto. Reconhecer esses sinais que o próprio corpo manifesta também assegura um parto mais tranquilo para a mamãe e bebê.

Ao identificar os primeiros sinais e identificação dos períodos do parto, a gestante deve comunicar seu obstetra responsável ou se dirigir a uma maternidade o quanto antes.

Ao contrário do que todos pensam, alguns sinais do trabalho de parto não são tão óbvios, dependendo de um conhecimento prévio para a identificação.

Conheça a seguir:

Perda de água

A perda de água ocorre por conta do rompimento da membrana amniótica. Quando isso acontece, a gestante sente um líquido com a consistência da água de coco escorrendo através da vagina.

O volume desse líquido pode variar de uma mulher para outra, porém em todos os casos costuma descer uma quantidade razoável de água. 

Quando acontece a perda de água, é hora da gestante buscar por atendimento médico imediato. Isso porque, há um risco de infecção para a mulher e o bebê caso o nascimento demore para acontecer.

Após o rompimento da membrana amniótica nas fases do trabalho de parto, o nascimento costuma acontecer nas próximas 24 horas.

Contrações consideradas regulares

Um dos sinais mais conhecidos que marcam o início dos períodos do parto são as contrações reguladores.

Essas contrações devem seguir um padrão bastante previsível para serem consideradas um verdadeiro sinal. Contrações irregulares, que acontecem com intervalos de tempo diferentes, são comuns em trabalhos de parto falsos.

As contrações que indicam um possível parto devem ser sentidas de forma progressiva, próximas uma da outra, longas e também fortes. Elas são normalmente sentidas primeiro na lombar, depois passam para a parte inferior da virilha. 

grávida com ambas as mãos na barriga

Dilatação do colo do útero

Esse sintoma marca a etapa final das fases do trabalho de parto. Nesse momento, as contrações ficam mais intensas e ocorrem com maior frequência.

Isso porque o útero passa por um processo de preparação para o parto acontecer. Essa dilatação acontece por conta das próprias contrações que trabalham para “empurrar” o bebê para baixo. 

Normalmente, a dilatação ocorre cerca de um centímetro por hora no trabalho de parto. Os médicos consideram esse processo completo quando atinge cerca de dez centímetros. Assim, essa etapa é marcada por sangramento e secreção avermelhadas. 

Mesmo com as contrações doloridas, a gestante deve tentar se manter calma e descansar entre os intervalos. O trabalho de parto é doloroso, mas também deve ser sentido como um grande momento.

Por isso, se informe e busque por uma equipe médica com experiência para que esse momento seja seguro e especial. Ao sentir o primeiro sinal dos períodos do parto, busque pelo familiar que ajude na organização e na viagem até o hospital!

Aproveite para conferir o nosso post sobre quando uma gestante começa a ter leite!

Ou visite o nosso site para ver nossos produtos:

Compartilhe:
Equipe ABC Design

Equipe ABC Design

Líder do mercado e uma das maiores fornecedoras de artigos de alta qualidade para bebês e crianças, a ABC Design visa oferecer praticidade e conforto às famílias em diversas fases. Combinando tecnologia, funcionalidade e segurança em carrinhos de bebê, acessórios e artigos para crianças, o nosso propósito vai além das vendas! Oferecemos, também, conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento infantil, bem-estar da criança, dicas sobre maternidade e paternidade e, claro, detalhes dos nossos produtos.

1 comentário em “Conheça quais são as fases do trabalho de parto”

Deixe um comentário